Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/05/2023 - 13h06min

Deputado pede que governo oficialize acordo para instalação de escritório consular da Itália em SC

Imprimir Enviar
Reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina/Itália

Durante reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina/Itália, realizada na manhã desta quarta-feira (24), o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador do colegiado, cobrou agilidade do Estado na conclusão do processo que resultará na instalação de uma representação consular da Itália em Florianópolis. Presente na reunião, o secretário executivo de Articulação Internacional, Juliano Froehner, afirmou que o trâmite está em fase final e que a meta é de instalação do escritório consular no segundo semestre. Inicialmente, a estrutura seria um “Sportello Consular“, representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália, em Curitiba.

A preocupação do deputado tem justificativa. As tratativas com o governo italiano para instalação de uma estrutura consular na capital catarinense foram conduzidas pelo então cônsul geral da Itália em Curitiba, para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezi, que deixou a função no mês de março. Em caráter temporário, o cargo passou a ser ocupado pela regente Maria Salamandra, que já fazia parte da equipe diplomática de Savaltore. Ela ficará no cargo até a nomeação do novo cônsul pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.

“A chegada desse escritório é o primeiro passo. É algo que estamos buscando desde 2018. O governo catarinense precisa agilizar e concretizar esse processo, para que a mudança na condução do consulado não prejudique  toda essa construção. É preciso que o Estado sacramente esse acordo com o governo italiano em definitivo, oferecendo a estrutura necessária. O ideal é que seja feito antes da posse do novo cônsul para não atrasar o processo”.

Juliano Froehner afirmou que irá direcionar esforços nesse sentido e que as tratativas estão bem encaminhadas. Ele explicou que o governo busca um espaço para abrigar os  escritórios de representações consulares que já existem no Estado e outros em um mesmo endereço.  A meta é que a representação consular e a câmara de comércio de cada país interessado no intercâmbio institucional, comercial, tecnológico e cultural com Santa Catarina estejam juntas.  

100 mil pessoas com cidadania italiana em SC
Dr. Vicente também destacou que há quase 100 mil catarinenses com dupla cidadania Brasil/Itália. “Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos. É justo e necessário que tenhamos esse instrumento para melhorar o atendimento aos ítalo-catarinenses e, principalmente, para dinamizar as relações comerciais e culturais”.

Participaram da reunião os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antidio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Ivan Naatz (PL), Mario Motta (PSD), Delegado Egidio (PTB), Emerson Stein (MDB), Edison Massocco (PL), Maurício Peixer (PL) e Neodi Saretta (PT).

 

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar