Deputado participa de evento sobre investimentos no setor náutico
Como abocanhar uma fatia de um negócio que gera R$ 5 bilhões por ano? A resposta a esta pergunta não é matemática, mas alternativas de investimentos na economia do mar foram expostas em workshop para empreendedores, realizado pela Tijucas Marine Center (TMC) na tarde desta quarta-feira, em Florianópolis.
Convidado por presidir a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Náutico, o deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD) explicou o projeto de lei de sua autoria que cria a política para o setor náutico em Santa Catarina. A matéria tramita na Comissão de Justiça da Alesc, e o parlamentar disse que o objetivo é dar segurança jurídica ao segmento, evitando, por exemplo, que empreendimentos sejam interrompidos por liminares judiciais.
Gabriel Ribeiro ainda traçou um panorama positivo para 2018. Baseado num encontro que a bancada do seu partido, o PSD, teve na semana passada com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o deputado disse que o ambiente será propício para investir. Relatou informações do próprio Meirelles sobre o ambiente econômico, que está cada vez mais descolado da crise política e que os indicadores estão reagindo: queda de inflação, reação no emprego, diminuição dos juros e redução do risco Brasil, por exemplo.
O diretor-geral da TMC, Álvaro Ornelas, levou ao público ações ao redor do mundo para mostrar o potencial do segmento, principalmente em regiões de área limitada, como o Japão. O país asiático está construindo um complexo como se fosse uma ilha para receber navios na baía de Tóquio, e este porto será interligado com o aeroporto. Ornelas ainda mostrou a importância que a Europa dá à economia do mar. Citou Portugal, que realinhou sua política e criou um ministério apenas para cuidar desta área.
Tarcísio Poglia
(48) 99165.9742 e 3221.2695
Assessor de imprensa
Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro
Acesse o site www.comgabriel.com