Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/07/2015 - 12h19min

Deputado Níkolas Reis leva trabalhadores do Porto de Itajaí para audiência com ministro Manoel Dias

Imprimir Enviar
Deputado Níkolas Reis e o ministro Manoel Dias

O deputado Níkolas Reis (PDT) está em Brasília acompanhando os encaminhamentos relativos ao Porto de Itajaí. Durante a manhã desta quinta-feira (9), ele participou da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com várias entidades representativas para tratar do assunto. No início da tarde esteve com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, explicando as dificuldades que estão passando os trabalhadores do setor, com impacto em toda a economia da cidade.
Durante a audiência, ele articulou um encontro do ministro com representantes dos sindicatos de trabalhadores da estiva, conferentes e arrumadores. “A nossa presença foi no objetivo de solicitar ao ministro uma intermediação junto a SEP e a Antaq, para que seja regulamentada a situação peculiar do Complexo Portuário de Itajaí, em busca de uma concorrência mais equânime e em favor de todas as partes”, explicou.
O porto de Itajaí é público, mas com contrato de arrendamento para uma empresa privada. Do outro lado do rio, Navegantes possui um porto privado, operando com os benefícios de estar localizado em área pública. “Itajaí já perdeu 60% da movimentação com apenas uma linha que migrou para o outro terminal portuário. É preciso estabelecer parâmetros, além de se criar infraestrutura retroportuária que beneficie todo o complexo”, afirmou.
Para tornar o Porto de Itajaí ainda mais competitivo em relação a outros do país, o deputado pediu ao ministro do Trabalho para gestionar junto ao governo federal na inclusão no Plano Plurianual (PPA 2016-2019) dos recursos para a ampliação da retroárea, assim como a execução da bacia de evolução. “O Governo do Estado está investindo R$ 114 milhões nessa obra, e precisamos garantir o aporte de recursos da União. Além disso, relatamos a situação da via portuária, que teve sua primeira etapa concluída, mas que não tem previsão nenhuma de continuação das obras de acesso que ligam a BR-101 ao porto”, finalizou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa Deputado Níkolas Reis (PDT)
João Manoel Neto – 03146/JPSC
(48) 8406-6695D

 

Voltar