Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/03/2024 - 19h26min

Deputado Naatz critica excessiva intervenção estatal no setor de transporte por aplicativos

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz ( PL): Pela liberdade econômica do segmento
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado estadual Ivan Naatz ( PL) criticou em plenário, o que considera excessiva, intervenção estatal do governo federal na relação direta do consumidor com o prestador de serviços, ao se referir ao projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta prevê a regulamentação do trabalho por aplicativos de transportes, como o Uber.

Entre outros pontos, o projeto fixa remuneração mínima, determina contribuição à Previdência e cria sindicatos de motoristas e empresas.

Para o deputado, a intervenção estatal na liberdade de trabalho moderno, como neste setor de transporte por aplicativos, não vem a contribuir com o segmento já que funciona bem e deve continuar a ser regulado normalmente pelas leis do mercado.

Naatz também observa a intenção do governo federal em arrecadar mais com a regulamentação, mas aponta que as operações deste setor de transporte já são tributáveis em função do uso predominante do cartão de crédito.

“No mundo inteiro, os aplicativos e os prestadores de serviços trabalham diretamente sem a intervenção do Estado. A regulamentação e o excesso de regras pode burocratizar o setor, além de causar desemprego se houver aumento de preços e queda na movimentação de passageiros", alertou Ivan Naatz .

O parlamentar sugeriu ainda o envio de uma moção de repúdio e voto contrário da bancada federal catarinense ao projeto no Congresso Nacional por entender que Santa Catarina é um estado que se destaca nacionalmente pela produção e inovação no setor econômico privado.

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar