Deputado mostra impacto da restrição às armas na arrecadação de impostos
O deputado estadual Sargento Lima (PL) chamou a atenção para o impacto da restrição à compra de armas sobre a arrecadação de impostos em Santa Catarina. Relatou o fechamento de clubes de tiro e mostrou gráficos da arrecadação.
Conforme o parlamentar, desde que o presidente Luís Inácio Lula da Silva anulou os decretos do antecessor Jair Bolsonaro, que flexibilizavam as regras para aquisição, cadastro, registro, porte e comercialização de armas de fogo, clubes de tiros têm fechado as portas ou reduzido o quadro de funcionários.
Sargento Lima apresentou gráficos da Secretaria de Estado da Fazenda sobre a arrecadação de ICMS no período que valeram os decretos de Bolsonaro. A arrecadação em 2019 foi R$ 3,7 milhões, e saltou para R$ 55,6 milhões no ano passado.
“Muitos pedidos de obras e melhorias que recebemos de municípios poderiam ser bancados por este dinheiro”, ressaltou. O deputado ainda destacou que a receita com a venda de armas em SC é praticamente igual ao orçamento anual da Secretaria da Defesa Civil.