Deputado José Milton reivindica equiparação da saúde dos catarinenses
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, deputado José Milton Scheffer (PP). E o vice-presidente, deputado Jorge Teixeira (PSD), acompanhados do gerente Administrativo da AHESC-FEHOESC, Carlos Medeiros, e dos deputados federais da bancada catarinense, estiveram reunidos, nessa quarta-feira (13), em Brasília, com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. No encontro coordenado por Zé Milton, as lideranças cobraram uma imediata correção do investimento na saúde no Estado, que vem com uma defasagem histórica, sendo o catarinense o menos favorecido com recursos federais per capita. Para José Milton a reunião foi proveitosa. “Conseguimos neste encontro resultado positivo. Fomos informados a princípio que não há como reajustar o teto, porém, tivemos o compromisso de que serão refeitos os contratos com os hospitais catarinenses, de forma que os mesmos recebam pelos serviços prestados, um extra teto”, ressaltou Scheffer, argumentando que também foi acertada a ampliação, em um prazo de até dois anos, das redes de urgência e emergência para todo o estado.
Segundo o parlamentar, espera-se que com esta repactuação a Secretaria de Estado da Saúde tenha mais recursos federais para investimentos nos hospitais filantrópicos, assim como efetuar o pagamento por serviços prestados e os que ainda não foram pagos. Atualmente o déficit de Santa Catarina, mediante a diferença do teto, soma o equivalente a R$ 110 milhões/ano.
Estavam presentes os deputados federais Esperidião Amin, Carmen Zanotto, Décio Lima, João Pizzolatti, Jorge Boeira, os estaduais Reno Caramori, Darci de Matos, Volnei Morastoni e lideranças.