Deputado José Milton: “Estado precisa investir para enfrentar tecnologia dos fraudadores de leite”
O recente caso de adulteração de leite, em Santa Catarina, além dos grandes prejuízos à produção leiteira, acabou expondo a fragilidade do sistema de fiscalização e dos laboratórios catarinenses para enfrentar esse problema, já que os fraudadores “evoluem”, adotando e investindo em novas técnicas fraudulentas – a afirmação partiu, hoje, do deputado José Milton Scheffer (PP), presidente da Comissão de Economia, e que participou, na noite de ontem (5), na Assembleia, de audiência da Comissão de Agricultura (do qual também é vice-presidente), quando o assunto foi discutido. Essa fragilidade foi constatada naquela audiência que contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Ministério Público Estadual, Sindicato da Indústria do Leite e Ministério da Agricultura. “Antigamente, a adulteração era a mistura de água ao leite. Agora, misturam ureia, soda cáustica e outros produtos químicos”, advertiu, com sérios riscos à saúde e à cadeia leiteira.
Segundo José Milton, para superar o descompasso hoje existente entre fraudadores, os produtores legais e os organismos do Estado, é preciso que sejam adotados mecanismos de maior valorização dos funcionários da área, mais investimentos nas pesquisas, na procura por novas tecnologias, estruturando fortemente o segmento fiscalizador.
Ao mesmo tempo em que elogiou a rápida resposta do Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco) e a ação da polícia, José Milton lembrou que também ontem mais de 21 pessoas foram indiciadas pela fraude pelo Ministério Público, que prejudicou toda a cadeia produtiva do leite. O deputado recordou, ainda, que Santa Catarina produz mais de 3 bilhões de litros de leite anualmente, o que representa um volume de aproximadamente R$ 7 bilhões por ano. Em Santa Catarina, a produção de leite cresce num ritmo duas vezes maior do que a produção nacional.
DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA E ANIVERSÁRIO DE MUNICÍPIOS - Ainda em seu pronunciamento, José Milton, que é engenheiro agrônomo por formação, registrou a passagem do Dia Nacional do Técnico Agrícola, ocorrido ontem, quando destacou a importância destes profissionais para o desenvolvimento econômico catarinense, particularmente, à agricultura e à agropecuária.
José Milton registrou, igualmente, o aniversário na data de hoje, de fundação dos municípios de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, ambos da Região da Grande Florianópolis. Com relação a Antônio Carlos, que completa 51 anos e tem como prefeito Antônio Paulo Remor (PP), José Milton ressaltou a vocação agrícola daquele município, que se destaca pela produção de hortaliças, e por uma qualidade de vida “invejável”. Com forte presença da colonização germânica, Antônio Carlos realiza a sua 4ª Festa da Tradição Alemã.
Sobre Governador Celso Ramos (cujo prefeito é Juliano Duarte Campos, DEM), José Milton frisou a forte atividade pesqueira, cidade que conta com a maior frota de embarcações de pesca artesanal (são mais de 400). Nada menos do que 90% da pesca é da captura de camarão (mais de três mil toneladas), enquanto que a de marisco chega a mais de mil toneladas. A população é de origem açoriana.
Gabinete da Liderança do PP
Setor de Comunicação Social
Jandyr Côrte Real/(48) 99 61 25 42
Gabinete da Liderança do PP