Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/11/2016 - 17h40min

Deputado João Amin avalia ações da Casan

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O deputado João Amin (PP) participou, na semana passada, da audiência pública promovida pela Casan no Norte da Ilha que teve como objetivo a divulgação das ações da companhia na Capital. Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Assembleia, o parlamentar foi propositor de uma ampla audiência no mês de fevereiro para tratar do tema, bem como de um seminário sobre o assunto que resultou na formação de um grupo de estudos, além de ter apresentado projeto de lei que propõe o regramento para os caminhões limpa-fossa em Santa Catarina.

Durante a audiência pública os representantes da Casan tentaram enaltecer algumas iniciativas que estariam contribuindo para a despoluição do Norte da Ilha. Foram elencadas a nova estação de tratamento de Canasvieiras, os testes de fumaça, estudo ambiental para desassoreamento do Rio do Braz, manutenção dos canais do Norte, entre outras.

Porém, de acordo com estudos, nova estação de tratamento de  Canasvieiras - que vai tratar 100 litros/segundo de efluentes se iguala a já existente, que também  tem capacidade para tratar 100Litros/segundo - o que gera tratamento total de 200Litros/segundo. A necessidade real para alta temporada é o dobro disso, ou seja, 400Litros/segundo , o que determina um déficit de 200litros/segundo no tratamento de efluentes.

O deputado ressalta que o Esgotamento Sanitário é dividido em três partes – Coleta, Transporte e Destino Final. "Durante a audiência ficou clara a insatisfação da população que se manifestou curiosa com a destinação e descarte dos efluentes tratados, tendo em vista a informação da própria Casan de que os extravasores foram desativados. A pergunta óbvia então é: qual o destino final dos efluentes?"

A Casan arrecada em Florianópolis aproximadamente R$ 400 milhões e investe 23% desse total na Capital. A cobrança do parlamentar é na direção de que os investimentos prometidos e divulgados sejam efetivamente executados."A cidade não absorve mais soluções paliativas. São necessárias medidas que caminhem em direção ao Plano Municipal de Saneamento e que estejam em consonância com os princípios técnicos que regram o saneamento básico. Precisamos que a Casan atenda Florianópolis e todas as cidades catarinenses as quais presta serviço com a eficiência que se propõe, mas que está longe de alcançar", afirmou Amin.

 

Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 9973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar