Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/02/2014 - 17h05min

Deputado Jean pede redução de alíquota do ICMS para produtores de queijos coloniais

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação / Agência AL

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (19) indicação do deputado Jean Kuhlmann (PSD) que solicita a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) incidente sobre o queijo colonial e a ricota.

A indicação foi encaminhada ao governador Raimundo Colombo, ao secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e ao secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni. A reivindicação é dos produtores, que pedem ao seu produto tratamento igual ao destinado aos demais tipos de queijo.

A Lei Estadual nº 10.297, de dezembro de 1996, dispõe sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, e estabelece alíquota de 12% para os produtos de consumo popular. O queijo colonial e o ricota são tributados de acordo com a referida alíquota. Os demais queijos, porém, possuem tratamento tributário diferenciado: estão na cesta básica e contam com uma redução na base de cálculo, que fixa sua carga tributária em 7%.

O deputado Jean lembra que a mudança proporcionaria o aumento da renda familiar rural. "Os agricultores que produzem o queijo colonial e a ricota teriam importante benefício com tal redução da alíquota. É uma medida importante para o desenvolvimento de sua atividade, que na grande maioria é de subsistência", complementou.


Renê Müller
Assessoria de Imprensa do deputado Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 3221-2704

 

Voltar