Deputado Gilmar Knaesel visita o Projeto Malharia Social
O projeto “Malharia Social” foi criado para promover a ressocialização de detentas do regime semiaberto no Complexo Penitenciário de Florianópolis, por meio do trabalho em costura e modelagem. Funcionando desde janeiro de 2013, o projeto recebeu a doação de 17 máquinas novas, malhas e linhas da empresa Kyly, de Pomerode.
O deputado Gilmar Knaesel (PSDB), incentivador do projeto, destaca a importância do trabalho com as detentas. “Para as mulheres é muito mais difícil voltar ao convívio social. Participando do “Malharia Social”, elas aprendem uma profissão, diminuem a pena e ainda podem ter uma renda complementar”, destaca.
Segundo o idealizador do “Malharia Social”, professor Filipe Rodrigues da Silveira, a maioria delas tem filhos e, com a qualificação profissional, têm condições de trabalhar em casa e destinar a produção para a indústria têxtil, depois que saírem do sistema prisional.
Mesmo com todo espaço da oficina estruturado, apenas sete mulheres foram autorizadas oficialmente a participar das aulas de qualificação, ministradas por profissionais do Senac. O programa foi prejudicado por entraves judiciais e burocracia. “A previsão é que dentro de dois meses ele esteja em funcionamento com a capacidade total”, declara Filipe.
Além da parceria com o Senac, também conta com o apoio da Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), que doa peças para serem customizadas e revendidas em bazares. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é outra apoiadora do projeto.
www.gilmarknaesel.com.br
Nathalia Diniz
Assessoria de Imprensa
imprensa.knaesel@alesc.sc.gov.br
(48) 3221-2632
(48) 9971-0103