Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2019 - 16h02min

Deputado Dr. Vicente Caropreso fala sobre a TeleMedicina no Brasil

Imprimir Enviar
Deputado Dr. vicente

O deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB) usou a tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (6) para anunciar que os médicos brasileiros vão poder realizar consultas on-line, telecirurgias e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento a distância, conforme uma Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A norma, que entra em vigor em maio deste ano, abre portas à integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para milhões de brasileiros.

O parlamentar explicou que o texto estabelece a Telemedicina como exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real ou off-line.

O deputado, que é médico e em 2017 foi secretário de Estado da Saúde, lembrou que a Telemedicina em Santa Catarina já é realidade e foi uma das prioridades da sua gestão na pasta. Parcerias e convênios foram firmados com universidades e investimentos foram destinados para que a análises de imagens dermatológicas, por exemplo, fossem feitas por especialistas em um tempo muito mais rápido no Estado. 

“Um paciente com uma lesão na pele de Campo Erê, por exemplo, era atendido por um médico na Unidade Básica da Saúde, que através de uma fotografia de alta resolução discutia o caso com um especialista em Florianópolis. Caso fossem necessários outros exames específicos já seriam solicitados pelo médico especialista. Assim o paciente não precisa se deslocar de uma cidade à outra para consultas médicas e realização de exames”, disse o deputado.

Somente no mês de junho de 2017, quando Caropreso esteve à frente da Secretaria de Saúde, o sistema de Telemedicina emitiu mais de 20 mil laudos de exames a distância. A rede de telediagnóstico de Santa Catarina possui 620 pontos de realização de exames distribuídos pelo estado, sendo 335 para exames de eletrocardiograma e 285 pontos de Teledermato.

 


 
Maurício Freitas
Jornalista

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar