Deputado defende a ampliação do Colégio Militar para outras regiões
O exemplo de Lages está se ampliando para outras regiões de Santa Catarina. Esta foi a base do pronunciamento que o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) levou à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira ao explicar o processo de expansão do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires.
O governo do Estado trabalha com a possibilidade de instalar a escola, que tem sede na Capital, nas cidades de Joinville, Blumenau e Laguna, sendo que em Joinville o processo está mais adiantado e deve recebê-la no ano que vem.
Lages tem a primeira unidade do interior do Estado, implantada em fevereiro de 2016, fruto de um trabalho que começou com Gabriel Ribeiro ainda quando era secretário de desenvolvimento regional. Na tribuna, o parlamentar enfatizou o desempenho do Colégio Militar em vestibulares e os valores éticos e morais seguidos. “Aquela agressão à professora de Indaial (Márcia de Lourdes Friggi) e outras que ocorrem nas escolas jamais ocorreriam no Colégio Militar, pois lá há disciplina, lá os estudantes conhecem seus direitos e seus deveres”.
Lages tem 140 estudantes no Colégio Militar e outros 70 entrarão no ano que vem. O ingresso é no 6º ano do fundamental, e a escola tem até o 3º ano do ensino médio. Os professores são civis e os monitores, militares. Os alunos são acompanhados e quando um deles precisa de reforço, este é feito por um professor militar. Já os monitores são os responsáveis pela disciplina e também por fazer a ponte entre a escola e as famílias.
Um dos diferenciais do Colégio Militar é a integração família e escola, salientou Gabriel Ribeiro. Além dos pais acompanharem o desenvolvimento dos filhos, há uma série de eventos em que os pais estão presentes na escola, como gincanas, atos solenes, desfiles, homenagens a alunos que se destacam.
Desempenho
O deputado ainda ressaltou a qualidade do ensino no Colégio Militar. Em Lages, os alunos ainda são crianças, mas a escola segue o mesmo método da sede em Florianópolis, onde as turmas maiores obtêm bons resultados. No último vestibular da UFSC, 18% dos inscritos oriundos do Colégio Militar foram aprovados. No Idep (Prova Brasil – conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática), o colégio da Capital obteve o primeiro lugar em Santa Catarina. E no Enem, conquistou cinco prêmios Educador Elpídio Barbosa como melhor escola da Capital.
O parlamentar fez referência ao périplo que realizou, quando secretário regional, junto com o então comandante da 2ª Região da Polícia Militar (sede em Lages) coronel Zinder Cardoso, para que o Colégio Militar se instalasse em Lages. Estiveram com a direção do Colégio Militar, comando da PM e nas secretarias da Educação e da Segurança para mostrar a importância da instalação da escola em Lages.
Agora, destaca o deputado, “vejo com satisfação que o propósito do governo é levar o colégio, seus valores, sua disciplina, para outros municípios”. O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, justificou a ampliação ao dizer que a metodologia de ensino do Colégio Militar é diferenciada e é importante expandi-la para o Estado.
Tarcísio Poglia
(48) 99165.9742 e 3221.2695
Assessor de imprensa
Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro
www.comgabriel.com