Deputado Nilso Berlanda cobra mais segurança no comércio
Em sessão especial, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 28 de abril, para tratar sobre a atual situação da segurança pública de Santa Catarina, o deputado Nilso Berlanda (PR) falou sobre a preocupação com a segurança no comércio do estado. Durante reunião, Berlanda fez indagações ao secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, sobre quais ações estão sendo tomadas para garantir mais segurança aos comerciantes do estado.
De acordo com relatório apresentado por Grubba, baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública, o comércio de Santa Catarina é alvo de roubo. “O relatório aponta que no primeiro trimestre de 2013, foram registrados 321 roubos ao comércio no estado. No mesmo período, em 2014, foram registrados 566 roubos, em 2015, 510 e em 2016, ocorreram 398 roubos ao comércio catarinense”, recorda Berlanda.
Resposta
Diante das indagações feitas por Berlanda, o secretário Grubba afirmou que realmente o efetivo da segurança no estado é insuficiente “mas temos que lutar com as armas que temos, ou seja, com o efetivo que temos. Em relação à segurança no comércio, estamos mapeando os locais com mais incidência de crimes, assim como os horários com mais registros. Com estes dados, poderemos fazer uma escala inteligente de patrulha policial. Também estamos trabalhando forte com o policiamento com motocicletas que facilitam o deslocamento e atendimento das ocorrências”, responde Grubba.
O comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, também esteve na sessão e falou sobre o assunto. “O deputado Berlanda falou da importância do patrulhamento na rua, junto à comunidade e ouvindo o cidadão. Mas, tal postura se torna praticamente inviável diante do número de policiais e ocorrências registradas, mas sabemos da importância da prevenção”, salienta Hemm.
Ascom deputado Berlanda