Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/04/2023 - 17h31min

Deputado apresenta moção de repúdio ao PL da Censura

Imprimir Enviar
Deputado Matheus Cadorin

O deputado Matheus Cadorin (Novo) apresentou uma moção de repúdio à Câmara de Deputados pela tramitação de urgência ao PL 2.630/2020, conhecido como “PL da Censura”. O projeto, de autoria do senador Alessandro Vieira e dos deputados federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni, foi batizado de Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, e entre outras regras, cria um órgão regulador responsável por estabelecer um código de conduta e fiscalizar empresas de comunicação e mídias sociais.

Ameaça
Para Cadorin, a matéria pode configurar uma ameaça aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, ao impor mecanismos de controle e identificação de dados e usuários, além de cercear a liberdade de expressão. O deputado, ao requerer o encaminhamento da Moção de Repúdio à Câmara de Deputados, manifestou seu repúdio à aprovação da tramitação de urgência do projeto.

Barbárie
Durante a apresentação da moção, o deputado fez referência ao livro "1984", de George Orwell, em que uma ditadura decide criar o "Ministério da Verdade". Ele destacou a coincidência com o momento atual do país e ressaltou que ainda há tempo “para corrigir a barbárie que estão tentando fazer com nossas mídias sociais e nossa liberdade de expressão”. Matheus Cadorin destacou a importância da liberdade de comunicação e expressão como direitos fundamentais da democracia.

Interesses ocultos
Entre as propostas do PL 2.630/2020, está a criação de uma entidade para supervisionar o conteúdo publicado online e obrigar as plataformas a silenciar aqueles que façam discursos potencialmente ofensivos. “O problema aqui é saber quem vai definir o que é potencialmente ofensivo, o que é ou não é fake news, e com que interesses ocultos essas decisões serão tomadas”, adverte Matheus Cadorin.

Acompanhe Matheus Cadorin


Matheus Cadorin
Voltar