Deputado afirma que jovens precisam estar melhor preparados para vida profissional e financeira
Lunelli apresenta projeto de lei para incluir empreendedorismo na grade escolar
Empresário com mais de 40 anos de êxito na iniciativa privada, o deputado estadual Antídio Lunelli apresentou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa incluir na grade curricular da rede estadual de ensino a disciplina de empreendedorismo.
Lunelli é um grande defensor da educação como uma janela de oportunidades para os jovens. Foi através de uma bolsa de estudos, que concluiu o ensino médio técnico em uma das melhores escolas de Jaraguá do Sul. “Esse aprendizado foi fundamental para, logo depois, eu iniciar meu negócio próprio”, relembra.
O projeto de lei foi uma sugestão da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e é inspirado no programa Geração Empreendedora, idealizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Realizado há dez anos, a iniciativa já capacitou mais de 3.700 estudantes de todo o estado, com a ajuda de 500 empresários voluntários que atuam como multiplicadores.
“A nossa ideia é estimular também os estudantes de toda a rede estadual a aprender lidar com dinheiro, com finanças, e despertar o interesse pelo empreendedorismo, além de prepará-los para as demandas atuais do mercado de trabalho. Isso pode mudar vidas e proporcionar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, destaca o deputado.
Se aprovado na Alesc, o ensino da disciplina seria de maneira transversal, com viés multidisciplinar. Conforme o projeto, os profissionais de administração responsáveis pelo ensino da matéria deverão ser contratados pelo Estado através de concurso público para magistério.
“A educação pública precisa se atualizar, precisa ser atrativa para os jovens e estar alinhada com a nossa realidade”, relata o deputado que também cobrou melhorias na infraestrutura das escolas estaduais. “Escola tem que ser um local atrativo, bonito, organizado”.
A matéria irá tramitar pelas comissões da Alesc antes de ser votada em plenário.