Lunelli propõe criação da Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário
Objetivo é facilitar a captação de recursos para investimentos nesses locais e também impulsionar o potencial turístico
Atento às necessidades de ampliação do potencial turístico da região, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), protocolou, na Alesc, o Projeto de Lei 1/2025, que institui a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário. O projeto foi o primeiro protocolado no ano no legislativo catarinense. A rota abrange os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luís Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento e inclui igrejas, capelas, santuários, mirantes, e outras estruturas como, trilhas, morros, e eventos relacionados ao tema.
"Como uma pessoa que cresceu em uma família religiosa e que valoriza a fé, eu acredito que a rota será uma grande oportunidade de aproveitarmos da melhor maneira, de forma qualificada e profissional, essa vocação nos nossos municípios, além de gerar emprego e renda nas localidades e no seu entorno. Será uma grande conquista, sem sombra de dúvidas", observa Lunelli.
O objetivo é valorizar as vocações turísticas, econômicas, gastronômicas e religiosas, além de facilitar a captação de recursos para investimentos nesses locais. Entre os pontos que podem ser trabalhados estão a Chiesetta Alpina e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde também funciona o Espaço Padre Aloísio Boeing.
Além disso, com a implementação da rota por lei, será possível promover comercialmente a região de forma mais atrativa por meio da integração das atrações, eventos e pontos turísticos religiosos de todos os municípios integrantes; em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, associações de municípios e conselhos municipais de turismo, entre outras ações.