Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/03/2014 - 13h20min

Deputada Luciane ressalta conquistas durante ano que presidiu Bancada Feminina da Alesc

Concurso da PM, seminário voltado para as mulheres e políticas especiais foram os destaques de 2013, coordenados pela parlamentar
Imprimir Enviar
Deputada Luciane Carminatti (PT)

A deputada Luciane Carminatti (PT) entregou na última semana a presidência da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para a deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB). Um acordo entre as quatro mulheres representantes do Legislativo catarinense no início do mandato previa que cada parlamentar permanecesse um ano à frente da Bancada.

Durante o discurso, Luciane ressaltou três ações realizadas em 2013 que foram destaques para o trabalho na Comissão. “Realizamos o Seminário de Políticas Públicas para as mulheres, focando nos avanços e desafios na construção da equidade de gênero. Apresentamos exemplos de prefeituras, governos estaduais e da nossa Secretaria de Política para as Mulheres e utilizamos o espaço para enfatizar que o governo precisa criar políticas públicas visando a articulação das mulheres”.

Outra ação foi voltada a todos os prefeitos e secretários do Estado. “Entregamos um documento, exigindo que tenham organismos que tratem da política para as mulheres nos municípios. Com base nessa proposta, alguns municípios já encaminharam projetos às Câmaras Municipais para criar ao menos Conselhos voltados às mulheres”.

A terceira conquista foi em relação ao ingresso das mulheres na carreira militar. “Quando nós descobrimos que as mulheres com estatura abaixo de 1,65m não poderiam ser policiais militares, decidimos intervir”, explica Luciane. “Segundo o próprio IBGE, a altura média das mulheres é abaixo desse limite. Conseguimos modificar o edital, para que elas fossem incluídas pela capacidade e não pela altura”.

Além das ações pontuais, a deputada Luciane também fez um histórico da luta das mulheres no País e em SC e ressaltou a importância da Bancada Feminina e a união das deputadas. “Essa experiência de construção de pautas unificadas foi muito positiva. Há temas que nos unem e precisam se trabalhados em conjunto. Nós mulheres temos essa capacidade de ultrapassar as disputas partidárias”.

 

Ester Koch da Veiga
Assessoria de Comunicação
048 9911-0347

Rafaela Menin
Assessoria de Comunicação
049 9123-4682

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar