Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2014 - 16h45min

Deputada Luciane discute criação de Guarnição Especial da PM em São Lourenço do Oeste

Imprimir Enviar

A deputada Luciane Carminatti (PT), em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste), realizou audiência pública em São Lourenço do Oeste na manhã desta sexta-feira (14) para discutir segurança e a criação de uma Guarnição Especial da Polícia Militar na cidade.

Mais de 80 pessoas participaram do momento de discussão. Entre eles, representantes de sindicatos, associações, Câmaras de Vereadores, prefeituras, Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR), Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.

Em fevereiro, a deputada apresentou o projeto de lei 026.0/2014 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e, a partir desta semana, iniciou uma rodada de discussões nos municípios que compõem o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Chapecó. “Hoje, o 2º BPM é responsável por 41 municípios e mais de 400 mil habitantes. Foi consenso na audiência que sofremos discriminação. É muita diferença com todas as outras regiões do Estado, consequentemente, mais municípios para dividir o efetivo policial”, enfatiza Luciane.

Ao término da audiência, os participantes decidiram realizar moções de apoio ao projeto de lei da deputada. Os documentos serão encaminhados à AMNoroeste até o final de março e, em seguida, ao Governo do Estado. “Estamos todos juntos, já que todos os municípios têm ou deveriam ter os mesmos direitos”, destacou o prefeito de São Lourenço do Oeste e presidente da AMNoroeste, Geraldino Cardoso.

Opiniões
Durante a audiência, o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Maurício Silveira, destacou que a divisão só vai trazer benefícios. “Vai trazer especialmente mais efetivo para a região”. Segundo ele, este é um dos principais desafios atualmente para os comandos. “Precisamos de representantes que lutem por esta ideia, então a senhora é nossa voz”, destacou.

O comandante da 5ª Cia de Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, capitão Evandro Vieira, destacou que existem outras situações para justificar o PL e, consequentemente, mais efetivo para a região. “Será criada a Unidade Prisional Avançado (UPA) em São Lourenço do Oeste e com certeza policiais militares terão que ser escalados para trabalhar lá. Então precisamos dar a devida importância para este projeto e garantir mais segurança pública efetiva”.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de SLO, Antonio Silveira, parabenizou a iniciativa da deputada e afirmou que “é inadmissível que um policial militar atenda uma ocorrência sozinho, correndo risco de vida, então precisamos garantir este projeto e mais efetivo”.

O delegado de Polícia Civil, Marcelo Marins, também fez questão de enfatizar a diferença de efetivo entre polícias e criminosos. “Enquanto o policial está sozinho ou em dois, os criminosos aparecem em quatro, cinco, com vários carros e armas. Hoje é difícil, tanto na PM quanto na PC conseguir colocar dois policiais de plantão na região”. 

Detalhes do projeto
Se compararmos o 2º BPM com outras regiões é possível ver a diferença. Enquanto o Batalhão de Chapecó atende 41 municípios e 407 mil habitantes, em São Francisco do Sul, o 27º Batalhão atende cinco municípios e uma população de 105 mil habitantes.

O 23º BPM de São Bento do Sul atende apenas três municípios e pouco mais de 126 mil moradores. Por outro lado, Guarnições Especiais como a de Laguna atende 51 mil habitantes e a de Imbituba é responsável por 76 mil habitantes de quatro municípios.

O projeto de lei 026.0/2014 trata da criação de três guarnições especiais para a Polícia Militar na região: uma no bairro Efapi, em Chapecó; outra em Xanxerê e uma terceira em São Lourenço do Oeste.

Em SLO, a GE também abrangeria outros nove municípios e uma população de 58 mil habitantes: Irati, Quilombo, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Coronel Martins, São Domingos, Galvão, Jupiá e Novo Horizonte.


Ester Koch da Veiga
Assessoria de Comunicação
048 9911-0347

Rafaela Menin
Assessoria de Comunicação
049 9123-4682

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar