Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/02/2014 - 12h39min

Deputada Luciane apresenta projeto que cria guarnições especiais para o Oeste

Imprimir Enviar

Situação aponta discriminação da região que tem um Batalhão para atender mais de 400 mil habitantes


Diante das constantes denúncias e os índices alarmantes de criminalidade que avançam na região Oeste catarinense, a deputada Luciane Carminatti (PT) apresentou nesta semana, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que trata da criação de três Guarnições Especiais para a 4ª Região de Polícia Militar.

Uma das guarnições deverá ser instalada na Grande Efapi em Chapecó, região com população estimada em 40 mil pessoas, e deverá também atender municípios próximos como Guatambu, Caxambu do Sul, Águas de Chapecó, Cordilheira Alta, entre outros. A outra guarnição deverá ser instalada no município de Xanxerê, para atender uma população de aproximadamente 120 mil habitantes nos 13 municípios de abrangência. A terceira atenderá dez municípios e deverá ser instalada em São Lourenço do Oeste, que é a porta de entrada do Paraná e roteiro de quem vem de países vizinhos e encontram fácil acesso diante da fragilidade na segurança.

Segundo Luciane, a implantação de guarnições é necessária, já que por serem municípios com menos de 200 mil habitantes não podem receber batalhões da PM. “Essas guarnições devem ser compostas pelo efetivo de no mínimo 100 policiais, com estrutura própria”, destacou. “Outra justificativa é o fato de que o 2º Batalhão da Polícia Militar instalado em Chapecó é composto por 41 municípios e responsável pela segurança de mais de 407 mil habitantes. Em contraponto, temos as demais regiões do estado com média de um Batalhão para cada 15 municípios.”, informou.

Realidade em números

Os números mostram o desamparo da região Oeste, onde aproximadamente 25 municípios contam com um efetivo de apenas três ou quatro policiais, 19 abrigam quatro policiais e seis municípios contam com somente três policiais.

A deputada argumentou que como exemplo da priorização das demais regiões em detrimento do Oeste há o 27º Batalhão de São Francisco do Sul, que atende cinco municípios e uma população de 105 mil habitantes. O 23º BPM de São Bento do Sul atende apenas três municípios e pouco mais de 126 mil moradores e outros três municípios com um total de 78 mil habitantes são atendidos pelo Batalhão de Biguaçu. Por outro lado, as Guarnições Especiais, a exemplo da de Laguna, atende 51 mil habitantes e a de Imbituba com 76 mil habitantes de quatro municípios. “Não estamos dizendo que essas regiões não merecem investimentos, mas estamos pedindo igualdade para o Oeste do Estado”.

“Precisamos antes de tudo reestruturar a segurança pública no Oeste catarinense, pois a região não pode sofrer discriminação. Não há outra saída se não cobrar do governo do Estado ações efetivas e não apenas emergenciais no combate da criminalidade. O sentimento de toda a comunidade é de falta de proteção, descaso por parte do Estado e de impunidade”, finalizou Luciane.

 

 

ESTER KOCH DA VEIGA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
048 9911 0347

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar