Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/06/2013 - 14h41min

Deputada Dirce lembra dia mundial de combate à violência contra o idoso

Imprimir Enviar
Deputada Dirce fala em Plenário sobre Dia Mundial da Violência contra Idoso

A presidente do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (13), para sensibilizar os catarinenses sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, declarado pela ONU para ser celebrado no dia 15 de junho.

Segundo a parlamentar, agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento especializadas no atendimento a pessoa idosa.

“Quando vítimas de maus-tratos, os idosos, em virtude de fragilidade física e emocional, temem denunciar as agressões por medo de sofrer represálias, pois, muitas vezes, os agressores são seus próprios familiares”, disse a deputada.
Dados do Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública apontam que mais de 135 mil idosos, com idade entre 60 a 80 anos, foram vítimas de violência em Santa Catarina, entre 2008 e 2013.

Dirce conclamou as autoridades estaduais, as entidades de classe e às famílias catarinenses para se engajarem na campanha de esclarecimento e de combate aos maus-tratos das pessoas que já ultrapassaram a casa dos 60 anos de idade.

As denúncias podem ser feitas através da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos pelo portal: http://disque100 ou pelo e-mail: disquedenuncia@sdn.gov.br ou, através do telefone: Disque 100, disponível 24 horas por dia em todo Brasil.

O Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa também programou eventos e uma série de audiências públicas por cidades catarinenses.

Na tarde desta quinta-feira, as 13h30, haverá apresentação no Hall da Assembleia Legislativa do Coral da Faculdade da Maturidade de Palhoça e do Grupo Seresta do Núcleo da Terceira Idade da UFSC, além de apresentação de um vídeo e da distribuição de material gráfico abordando os direitos da pessoa idosa.

Luiz Carlos Padilha
Assessor de Comunicação gabinete deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB)
48- 9980 1141

Voltar