Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/02/2024 - 06h59min

Definida para abril audiência para debater internação involuntária de dependentes químicos

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz: debate necessário e inadiável em prol da sociedade FOTO: Divulgação
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A preocupação com o aumento do consumo de drogas pelas pessoas em situação de rua nos grandes centros urbanos no estado, evoluindo também para casos de violência e criminalidade neste meio, chegou também nos debates da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembléia Legislativa, que já aprovou a realização de uma audiência pública para debater projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que cria, em Santa Catarina o Programa Saúde sem Drogas , incluindo a previsão de internação involuntária para tratamento e recuperação. 

A data da audiência pública foi confirmada para o próximo dia 2 de abril, a partir das 18h3omin, no auditório Antonieta de Barros, na Alesc. O projeto  já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também  foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Alesc , seguindo para análise da Comissão de Saúde. Naatz pediu celeridade na tramitação da matéria protocolada ainda em 2022 e que  prevê a internação involuntária de dependentes químicos  por meio de um programa estadual de prevenção e combate às drogas que já tem previsão também em lei federal (No 13.840/19) desde 2019, passando a amparar e prever este tipo de recolhimento ao integrar  ações nos planos federal, estadual  e municipal neste sentido.

“Este é um debate que não pode mais ser adiado pelo parlamento e pela sociedade , cabendo ao Estado implementar atitudes práticas e definir órgãos e recursos específicos para ampliar a estrutura de atendimento por uma questão social , de segurança e  saúde pública”  afirmou Naatz. O parlamentar aponta que junto com o crescimento do número de  moradores de rua também  evoluí a violência e  criminalidade pela dependência química e é preciso atendimento diferenciado para cada grupo. Pesquisas recentes  indicam que só na região da Grande Florianópolis são mais de 3.400 moradores de rua , índices crescentes que também afetam  e vem gerando preocupação principalmente nas regiões  de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. Em todo o Estado, já são mais de 9.065 pessoas nessa situação, segundo relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o que representa população superior a 155 municipios de Santa Catarina.

"Neste sentido, a abordagem integrada entre serviços sociais , saúde mental e orgãos de segurança é crucial para lidar com a complexidade do problema. Por isso, a audiência será uma oportunidade para debater estratégias eficazes de prevenção e intervenção, priorizando a forma humanitária e inclusiva", acrescenta o deputado Ivan Naatz.

MUNICÍPIOS - O problema gerou também projetos de lei municipais com previsão de internação involuntária por parte das prefeituras de Florianópolis e de São José , em análise e aprovação pelas respectivas câmaras de vereadores, além de programas semelhantes de atendimento que já são executados pelas prefeituras de Chapecó, Criciúma e Balneário Camboriú. “O que precisamos agora é de um amplo programa estadual que coordene e oriente programas sociais e de saúde preventivos, mas também como suporte estrutural  aos municípios que desejem adotar a internação involuntária como último e necessário recurso para tratar a dependência química  em todas as regiões catarinenses, sob pena de descontrole num futuro próximo”,  resume o parlamentar.

* Comunicação Gabinete  - Em 27-02 24

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar