Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2023 - 19h29min

Déficit financeiro do HRO é debatido por Caramori na Secretaria da Saúde

Imprimir Enviar
Deputado Zé Caramori e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto

No dia em que completou uma semana de trabalho na Assembleia Legislativa, o deputado Zé Caramori (PSD) cumpriu agenda na Secretaria de Estado da Saúde para tratar de demandas relativas ao Oeste catarinense. Em reunião com a secretária Carmen Zanotto, ocorrida nesta terça-feira (19), o parlamentar demonstrou preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos principais centros de saúde da região, em especial o Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

Na ocasião, Caramori reafirmou a necessidade de maior apoio do governo do Estado para custeio dos serviços oferecidos pelo HRO. De acordo com ele, o complexo hospitalar tem registrado um déficit financeiro mensal de R$ 6 milhões, o que tem colocado em risco a manutenção dos atendimentos à população. Atualmente, a entidade que administra o Hospital de Chapecó pleiteia um aporte estadual de R$ 7 milhões por mês. Os recursos serviriam para custear integralmente a folha de pagamento dos 1,5 mil funcionários que atuam no local.

“Mais de 2 milhões de catarinenses dependem dos bons serviços prestados pelo HRO. Do jeito que as coisas vão, o hospital poderá entrar em colapso e isso geraria um verdadeiro caos na saúde pública oestina. Reiterei à secretária Carmen que precisamos encontrar uma solução urgente para esse impasse”, afirma.

A necessidade de expansão do Hospital Regional de São Miguel do Oeste foi outro assunto abordado no encontro. Conforme informações obtidas por Caramori junto à direção, a unidade vem registrando aumento substancial no número de atendimentos, colocando grande carga sobre a capacidade instalada. “São reformas e ampliações necessárias para dar conta dessa demanda crescente pelos serviços de média e alta complexidade. Um dos pontos que merece atenção é o setor de Oncologia, que precisa oferecer um atendimento digno e humanizado, dando as condições adequadas para que muitas vidas possam ser salvas”, destaca.

Segundo o deputado, a secretária Carmen Zanotto demonstrou interesse e boa vontade para construir soluções que atendam aos principais anseios do Oeste na área da saúde. Eles combinaram de manter diálogo permanente sobre os temas apresentados na oportunidade.

Voltar