Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2016 - 14h32min

Decreto que regulamenta política do cooperativismo é apresentado a lideranças

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare na apresentação do decreto

O documento entregue à Frente Parlamentar dos Cooperativistas da Alesc deve ser assinado nesta sexta-feira pelo governador em exercício

Para celebrar a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, a Frente Parlamentar dos Cooperativistas (Frencoop/SC) da Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (6), jantar de trabalho reunindo deputados, o secretário estadual da Agricultura e da Pesca e seu adjunto, assim como representantes da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O encontro, na Capital, teve como destaque a apresentação da redação final do decreto que regulamentará a lei 16.834, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo.

O decreto, finalizado naquele mesmo dia pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, deve ser assinado nesta sexta-feira pelo governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Construída em conjunto pelo Legislativo, Executivo e o sistema cooperativista, a lei cria o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), que terá a atribuição de propor ao governo do Estado diretrizes para organizar e incentivar o setor. O conselho será composto por cinco membros do Executivo (secretarias da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Econômico Sustentável, além da Epagri e Cidasc) e por cinco representantes de diferentes ramos do cooperativismo indicados pela Ocesc.

“A maneira mais justa de se fazer parcerias e promover a justiça social é o cooperativismo”, afirmou o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc, deputado Natalino Lázare (PR), reconhecendo o comprometimento do setor, que responde por cerca de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, com o desenvolvimento do estado. Destacou ainda a importância da atividade para as famílias, comparando-a com uma “árvore frondosa e bonita, que dá frutos e sombra àqueles que nela trabalham”. De acordo com a Ocesc, no estado são 253 cooperativas, reunindo 1.755.585 famílias, com 52.157 colaboradores.

Em sintonia, Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc, declarou que “o cooperativismo de Santa Catarina é o mais organizado do Brasil, principalmente pelo apoio o que vemos aqui hoje. O cooperativismo não avança sem a força política”.

O secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, parabenizou o trabalho de Natalino Lázare e do presidente da frente parlamentar, deputado José Milton Scheffer (PP), no empenho pela aprovação da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo na Alesc, uma antiga demanda do setor. O secretário adjunto, Airton Spies, apresentou os bons resultados da atividade em Santa Catarina, destacando que, enquanto a economia brasileira teve uma queda de 3,8% em 2015 em relação a 2014, o montante movimentado pelo cooperativismo catarinense saltou de R$ 24 bilhões para R$ 27,3 bilhões, crescimento de 12%.

Voltar