Decreto que cria política do carvão catarinense será assinado na terça-feira
O decreto que cria a política de incentivo ao carvão catarinense será assinado na próxima terça-feira (27) pelo governador Raimundo Colombo. De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), com a medida, o carvão catarinense passará contar com os mesmos benefícios oferecidos pelo estado do Rio Grande do Sul, garantindo a competitividade para uso em projetos de termoeletrecidade.
A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira pelo presidente da Assembleia. O ato de assinatura do decreto será às 10 horas, no gabinete de Ponticelli, com a presença do vice-governador Eduardo Moreira, deputados da região Sul, prefeitos e empresários do setor.
"Conforme o setor carbonífero havia solicitado, Santa Catarina terá os mesmos incentivos do Rio Grande do Sul. Com a expectativa da inclusão do carvão no leilão A-5 do próximo dia 29, as perspectivas são excelentes para o setor. O principal projeto de SC é o da termelétrica Usitesc, de Treviso, com capacidade para geração de 300 MW. Um investimento no Sul do estado que equivale a duas vezes o projeto da BMW em Santa Catarina. Ressaltamos a luta dos empresários do setor, lideranças do sul e da frente parlamentar do carvão, presidida pelo deputado Valmir Francisco Comin (PP)", comemorou o presidente da Assembleia Legislativa.
O decreto que cria a política de incentivo ao carvão já está pronto na Casa Civil do governo do estado. O tema foi objeto de estudos por parte de técnicos da Secretaria estadual da Fazenda. O governador Raimundo Colombo escolheu assinar o decreto no gabinete do presidente da Assembleia em reconhecimento ao trabalho da frente parlamentar que levantou a proposta. O presidente Joares Ponticelli inclui o tema em sua agenda de trabalho de 2013, juntamente com o combate às drogas e a revisão do Código Ambiental.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488