Dalmo Claro participa de debate promovido pela FCDL/SC
Em reunião organizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL), o deputado Dalmo Claro (PSD) debateu questões importantes da região Norte/Nordeste do Estado, como a região metropolitana, a duplicação da BR-280, segurança pública, conclusão do Campus da UFSC e o atendimento hospitalar pelo SUS.
O deputado Dalmo Claro defendeu que os municípios deveriam ficar com 95% do que se arrecada em impostos. “Os gestores das cidades e a comunidade sabem o que é prioridade, e não quem analisa de longe”, argumentou. Como exemplo da dificuldade que os gestores de hospitais públicos enfrentam, o deputado citou a defasagem da tabela SUS, que não é revista há 20 anos. “A realização de um parto custa em média R$ 1.400, e pela tabela SUS é repassado R$ 400 ao hospital”, sintetizou. O deputado reforçou o compromisso do legislativo catarinense com a saúde pública, destacando a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2016 que amplia de 12% a 15%, num período de três anos, o percentual mínimo do orçamento estadual a ser aplicado na saúde.
O parlamentar é favorável a criação da região metropolitana e sugeriu urgência na duplicação da BR-280, que é de competência da União, através de parceria com o setor privado. “A indústria e o turismo são severamente prejudicados. Devemos reivindicar mais do governo estadual e federal”, disparou o parlamentar. O deputado foi objetivo com relação a conclusão do campus da UFSC e a segurança pública. Dalmo Claro acredita na parceria com o setor privado para a conclusão da obra. Já na segurança pública, o deputado defendeu a reforma no judiciário, mais investimentos em educação e proporcionalidade por parte do governo do Estado na aquisição de equipamentos e efetivo policial. “Cobrarei mais câmeras de monitoramento para a região e reforço no efetivo”, sinalizou o parlamentar.
A reunião ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 16, na sede da CDL Joinville, e reuniu o presidente da FCDL, Ivan Tauffer, diretores das CDLs, deputados e convidados.