Nilso Berlanda registra na tribuna os 147 anos de Curitibanos
Neste sábado, dia 11 de junho, o município de Curitibanos completa 147 anos de emancipação política administrativa. Com o intuito de parabenizar o município pela passagem da data, o deputado Nilso Berlanda (PR) fez uso da tribuna do plenário da Assembleia Legislativa. Em seu discurso, o deputado falou um pouco da história do município e do potencial de crescimento de Curitibanos.
Atualmente, a cidade de aproximadamente 39 mil habitantes é administrada pelo prefeito, José Antonio Guidi, o Dudão. “Quero parabenizar a administração municipal no que se refere à transparência. O Ministério Público Federal avaliou os portais de transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. De acordo com o levantamento, Curitibanos encontra-se na 17ª colocação no Ranking de Transparência dos municípios catarinenses. Já no ranking nacional, ficou em 47º lugar”, destaca Berlanda.
Transformação
Devido à colocação geográfica, Curitibanos tem apresentado um grande crescimento. Considerada a Capital Catarinense do Alho, o município expande horizontes e ganha destaque também no ramo da madeira. “O município aposta no reflorestamento de pinus. Como isso, passa a ser um polo moveleiro, atraindo cada vez mais novas indústrias”, avalia o deputado.
A área educacional também tem ganhado espaço em Curitibanos. Em seu discurso, o deputado Berlanda destacou que, com a instalação de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos, a tendência é que ocorra um grande crescimento do município nos próximos 10 anos. A instalação ocorreu 2009 e, atualmente, o campus oferece os cursos de ciências rurais, engenharia florestal, agronomia e medicina veterinária.
“A grande novidade para nosso campus é o curso de medicina. A previsão é que em janeiro de 2017 ocorra o primeiro vestibular para o curso de medicina da UFSC de Curitibanos. O foco do curso será a saúde básica. A estrutura também será ampliada para melhor atender os acadêmicos”, comemora Berlanda. O deputado lembrou também que, há aproximadamente dois anos, junto ao prédio da UFSC de Curitibanos, funciona também o Centro de Educação Profissional (Cedup).