Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/02/2014 - 17h20min

Cúpula da Segurança Pública lança mega-operação em resposta ao aumento da criminalidade em Chapecó

Imprimir Enviar

As polícias Civil e Militar e Polícia Rodoviária Federal irão promover uma mega-operação de repressão à criminalidade no Oeste. A decisão foi tomada, nesta quarta-feira (19), em reunião da cúpula da Polícia do Estado com a presença do deputado Gelson Merisio (PSD) e o secretário João Rodrigues, que cobraram ações enérgicas para reduzir o índice de violência em Chapecó. A operação batizada de Torniquete, em alusão ao estrangulamento rápido das ações criminosas, será lançada nesta quinta-feira (20), em Chapecó.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o encontro veio em resposta ao pedido de representantes políticos e comunitários de Chapecó, que apontam um pico nos registros de homicídios e roubos em residências recorrente a explosão demográfica e industrial vivenciada pela região recentemente. "É preciso agir rápido e enfrentarmos estratégica e pontualmente estes índices negativos nos crimes contra a vida e contra o patrimônio, para evitarmos problemas futuros e continuarmos garantindo segurança para a população. Este trabalho deve ser feito a três mãos: com as forças da segurança pública, com a comunidade e com a imprensa", disse o secretário.

"A operação, que inicia já na próxima semana, é uma resposta firme do Estado e esperamos que traga resultados efetivos na redução da criminalidade em Chapecó e mais tranquilidade à cidade", destaca Merisio, que ainda na terça-feira se reuniu com o secretário Grubba e João Rodrigues para tratar também sobre a mega-operação.

Para a Diretora de Polícia de Fronteira, Delegada Tatiana Klein Samuel, com relação aos crimes de roubo no Oeste, o que chama atenção é o número de adolescentes envolvidos. "Em muitos casos, os menores já não são mais a mão de obra para o crime, eles são os mentores das ações criminosas", explica a delegada. Já com relação aos homicídios, a principal motivação está relacionada ao tráfico de drogas ou acerto de contas por rixas entre criminosos. "Para se ter uma ideia, de todos os autores de homicídios já identificados pela polícia, 71,7% deles já possuem passagem criminal. E das vítimas, 50,5% também já somam passagens pela polícia". Dado retirado pelo núcleo de estatística.

Durante os trabalhos, o Delegado Geral de Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nazareno Marcineiro, apresentaram as estratégias e os focos de atuação de cada efetivo policial, na região de Chapecó. E, apesar de atuarem em diferentes frentes de combate e prevenção à criminalidade, os trabalhos das polícias serão integrados.

Na quinta-feira (20), em Chapecó, acontecerá a coletiva de imprensa com os dirigentes da segurança pública para o lançamento da Operação Torniquete. O encontro será às 10h na Câmara Temática de Fronteira e Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira, sediado na DRP de Chapecó: Rua Uruguai 39D. Centro. Estarão presentes o Delegado Regional de Chapecó, Ronaldo Neckel Moretto; a Diretora de Polícia de Fronteira, Tatiana Klein Samuel, os Comandantes da 4ª RPM- Coronel Edivar Bedin , e do 2º. BPM, Tenente Coronel Osvaldir Kasburg. O inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Chapecó, Ivo Silveira, também será convidado.

Posse de novos Delegados
Grubba também enfatizou o reforço na segurança do interior do Estado com a criação da diretoria de polícia de fronteira, que vai congregar as ações feitas em parceria com o governo federal, através do programa Enafron- Estratégia Nacional de Fronteiras, e das polícias locais, que bem conhecem a realidade da região. Por isso, o encontro desta manhã também serviu para a assinatura dos termos de posse da nova Diretoria de Polícia de Fronteira, e da Delegacia Regional de Chapecó. Como titular da nova Diretoria de Polícia de Fronteira, assumiu a Delegada Tatiana Klein Samuel. Com isso, o Delegado Ronaldo Neckel Moretto passa a ser o atual Delegado Regional de Polícia de Chapecó.

Informações: Secom/Secretaria de Estado da Segurança Pública

Serviço:
Coletiva de imprensa sobre da Força-Tarefa de Chapecó
Quando: quinta-feira (20), às 10h
Onde: Núcleo Integrado da Inteligência de Fronteira e Câmara Temática
de Fronteira, anexa à Delegacia Regional de Polícia de Chapecó – Rua Uruguai, 39D, Centro de Chapecó

 

Karine Lucinda
Dep. Gelson Merisio - Assessoria de Imprensa
(48) 3221-2979 / 9942-9156

Voltar