Cultura e tradição: Saragaço Bombinhas recebe homenagem da Alesc
Valorizar a cultura e a tradição dos pescadores artesanais de Santa Catarina, em especial de Bombinhas. Esse é o propósito da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional do Município de Bombinhas, que nesta terça-feira (7) foi homenageada com uma moção de aplauso pela Assembleia Legislativa, proposta pela deputada Paulinha (Podemos).
O reconhecimento foi justificado pela realização da 7ª edição do evento Saragaço, em julho deste ano. A celebração, que tem se tornado uma tradição no Litoral Norte do Estado, reúne os ranchos de pesca artesanal de tainha com canoas de um pau só, uma prática típica na localidade. O evento não apenas consolida laços entre os pescadores, mas também promove apresentações culturais e a gastronomia local.
A deputada Paulinha ressaltou que o Saragaço é uma celebração construída por famílias com o objetivo de manter vivas as tradições da comunidade de Bombinhas. Segundo a parlamentar, após oito anos, tornou-se um evento importante, com apoio do poder público, que reúne nativos e novos moradores de Bombinhas para fortalecer as raízes culturais da região.
"Um povo que não sabe de onde vem, nunca vai saber para onde vai. O Saragaço é um evento 100% voluntário e sem fins lucrativos. Um trabalho que envolve crianças, famílias inteiras, com o propósito de mostrar para a sociedade o que é a vida do pescador, as atribulações diárias dessa função e a importância dessa vocação", acrescentou a deputada.
A homenagem foi entregue ao pescador e presidente da Associação Saragaço, Claudionor Carlos Pinheiro. Ele compartilhou que a entidade nasceu da vontade de unir os amantes da pesca tradicional da tainha. "É uma tradição que sempre fez parte do espírito dos pescadores do litoral catarinense. Reunimos para criar uma gincana que posteriormente se transformou em um grande evento".