Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2023 - 20h18min

Crise no Porto de Itajaí: Naatz critica falta de interesse pela privatização

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz fez comparações entre o porto público de Itajaí e o porto privatizado de Navegantes
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A queda gradativa na movimentação de contêineres no Porto de Itajaí, desde janeiro até a ausência total de navios e empresas operadoras nos berços de atracação nos dias atuais por causa de indefinições no modelo que seria adotado a partir deste ano no terminal portuário repercutiu no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Ivan Naatz (PL) criticou a falta de interesse dos dirigentes municipais pela proposta de privatização apresentada pelo governo federal no ano passado e lamentou a escolha da via política para tentar a recuperação do porto ao invés da opção pela profissionalização.

Naatz também lamentou que os impactos imediatos desta paralisação de atividades, além de afetar a economia regional e estadual, também prejudiquem a parte mais fraca desta cadeia econômica que são os trabalhadores avulsos, como os estivadores, que só recebem por trabalho executado. Ao mesmo tempo, o parlamentar também lembrou e criticou que os funcionários comissionados e indicados politicamente continuam a receber salários elevados.

“Há quase oito meses o porto de Itajaí está vazio, não tem contêineres sendo movimentados, mas a folha de pagamentos dos comissionados está em dia”, observou, acrescentando que em recente auditoria do Tribunal de Contas do Estado foram constatados gastos de mais de R$ 11 milhões com planos e atendimentos de saúde de funcionários e dependentes. 

Ao mesmo tempo, Ivan Naatz mostrou comparativos do Porto de Itajaí com o vizinho Portonave, de Navegantes, privatizado e que “vem conquistando sucessivos recordes na movimentação de contêineres”. O deputado defendeu ainda que o momento agora é de união de esforços entre o setor público e a iniciativa privada no sentido de agilizar uma definição de modelo e licitação definitiva junto ao governo federal para que o Porto de Itajaí volte a gerar emprego e renda e a movimentar o desenvolvimento econômico da cidade e região, incluindo a atividade de empresas de logística, de exportação e outras relacionadas com a atividade da cadeia portuária.

 

Comunicação Gabinete

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar