Crise climática é grande desafio para apicultura e meliponicultura, alerta Padre Pedro
Ao participar nesta terça-feira (21) em Brasília do seminário nacional da Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura e da Confederação Brasileira de Criadores de Abelhas (CBA), o deputado Padre Pedro (PT) alertou para o “grande desafio” que os apicultores e meliponicultores estão enfrentando. “Nós vivemos hoje uma crise ambiental, a crise climática que se torna um grande desafio para todas as pessoas que lidam com a apicultura e a meliponicultura em todo planeta.”
Coordenador da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Padre Pedro disse que a crise climática, principalmente na região Sul do Brasil, tem afetado enormemente não só a produção, mas também a sobrevivência das abelhas. “Esse é um dos grandes desafios que enfrentamos no dia a dia”, apontou o deputado.
“Não me canso de falar que não existe outra atividade tão importante e vital como a apicultura e meliponicultura. Podem dizer o que quiserem, mas se não existir a atividade da apicultura e da meliponicultura o planeta desaparece”, discursou Padre Pedro. “Essa é a importância dessa atividade para a vida de todos nós, e que traz renda e movimenta a economia dos municípios, do estado e da nossa federação, daí nossa luta para construir políticas e superar os gargalos que se contrapõem a essa caminhada.”
O seminário nacional tem o objetivo de apresentar e debater as políticas públicas para a cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, refletindo a importância que as abelhas têm na perpetuação das espécies, na produção de alimentos e na vida do planeta. A Frente Parlamentar Mista da Apicultura e Meliponicultura é coordenada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) e a CBA é presidida por Sérgio Farias.