Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2021 - 11h54min

Mocellin defende manutenção do modelo de gestão do Porto de Itajaí

Imprimir Enviar
Deputado Coronel Mocellin
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Contrato que mantém a autoridade portuária no município termina em 2023, mas os números credenciam o município a continuar, argumenta o parlamentar.  

O deputado Coronel Mocellin usou a tribuna nesta quarta-feira, dia 28, para defender a prorrogação do modelo de gestão atual do complexo portuário de Itajaí, que hoje tem o município como autoridade portuária em parceria com a iniciativa privada, que explora  as áreas operacionais de carga e descarga.

O prazo de vigência encerra em 2023, e o apelo junto ao Governo Federal é para que o contrato seja renovado por mais 25 anos.

O sucesso do modelo, adotado em várias partes do mundo, está nos números e na eficiência do porto, segundo o deputado.

“Itajaí alcançou, em abril deste ano, a maior movimentação da história. E, ano passado, em novembro, em plena pandemia, o porto registrou crescimento de 225% no número de contêineres movimentados, isso referente ao acumulado dos últimos anos. Isso reflete no desenvolvimento da cidade e de Santa Catarina, pois aumenta a arrecadação e fomenta a geração de emprego e da renda junto à população”, destacou ele.

Para o parlamentar, a iniciativa privada deve continuar explorando com austeridade e eficiência as áreas operacionais de carga e descarga, ampliando a capacidade de competição do Complexo Portuário do Porto-Cidade Itajaí e Navegantes no mercado e fortalecendo a cadeia logística com maior geração de emprego e renda para os trabalhadores.

“Mas a autoridade portuária deve ser mantida com o município para que continue zelando pela eficiência, segurança e sustentabilidade, fiscalizando a execução das atividades e operações exploradas pela iniciativa privada. O porto de Itajaí é de Itajaí, é de Santa Catarina”, frisou ele. 

O deputado lembrou também sobre o impacto do porto na vida dos moradores de Itajaí e região, profissionais e setor produtivo. “Não estamos falando aqui só de cifras, mas de famílias, trabalhadores, caminhoneiros, toda uma cadeia produtiva que depende do complexo e que precisa ser valorizada e respeitada”. 

O deputado informou ainda que se junta a uma série de movimentos populares e empresariais do Vale do Itajaí que pedem a prorrogação do convênio de delegação para que se mantenha o atual modelo de gestão do porto.

Ele finalizou fazendo um apelo para que todos os deputados e, principalmente, toda a sociedade, apoie esta causa.

Marcelo Tolentino / 48 99776336 / 48 91773672
Jornalista - MTB/SC - 01506 JP

Voltar