Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/12/2023 - 17h00min

Conquista na Saúde: medicamentos para Doença de Fabry são Incorporados ao SUS

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Deputado Saretta celebra avanço na disponibilidade de tratamentos para pacientes

Em um marco significativo para a saúde pública, o deputado Neodi Saretta (PT), também presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, comemora uma conquista importante na luta contra a Doença de Fabry. O medicamento beta-galsidase, uma terapia essencial para o tratamento da doença, foi recentemente recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e passará a integrar a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta conquista segue a incorporação, em junho, do medicamento alfa-galsidase à lista de tratamentos do SUS, proporcionando alívio aos pacientes que enfrentam os desafios impostos pela Doença de Fabry. O deputado Saretta expressou sua satisfação com a notícia, destacando a importância dessas incorporações na área da saúde.

"Realmente, a incorporação desses dois fármacos é uma grande vitória na área da saúde. Fico feliz, pois há tempos solicitei ao Ministério da Saúde a inclusão desses medicamentos. Inclusive, em março, reforcei o pedido à Ministra da Saúde", afirmou Saretta.

A Doença de Fabry, uma condição progressiva e multissistêmica, afeta aproximadamente 1 em cada 100 mil pessoas no mundo. Seus sintomas iniciais, que incluem lesões na pele, dores crônicas, intolerância ao exercício, problemas de visão, alterações no funcionamento do intestino, inchaço e dor nas extremidades, comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Quando não tratada adequadamente, a doença impõe desafios substanciais no dia a dia dos pacientes e de seus cuidadores, causando dor intensa que impacta o humor, a capacidade de trabalho e a realização de atividades básicas. Problemas renais e cardíacos também podem surgir, podendo, em casos graves, exigir procedimentos como hemodiálise e ou transplante.

 

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar