Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/07/2016 - 19h00min

Comitê Biogás SC debate marco regulatório para produção de energia

Imprimir Enviar

O Comitê Biogás SC reuniu-se nesta semana na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para discutir os próximos passos necessários para a implantação do Programa Estadual de Agroenergia, projeto de lei do deputado Natalino Lázare (PR) em análise na Assembleia Legislativa. Na pauta, a contratação de consultoria para a construção de uma nova legislação, por meio de um marco regulatório e de termo de referência.

“Nossa proposta é transformar um problema em solução”, afirma Natalino Lázare, a partir do aproveitamento de dejetos de suínos para a geração de gás e energia elétrica. “A ideia, já encampada pelo governo do Estado, é dar a esse passivo ambiental muito complicado, principalmente para a região Oeste, um novo destino e, assim, gerar renda e mais uma oportunidade de negócio”, analisa o parlamentar.

O Comitê Biogás SC foi criado no ano passado pelo governador Raimundo Colombo, após audiência em que Natalino Lázare, junto com lideranças políticas e empresariais do Oeste, apresentou o PL. O grupo é liderado pelo secretário-adjunto da Agricultura, Airton Spies, e, tecnicamente, pelo diretor de pesquisa em inovação, César Zucco, e a coordenadora de projetos para energias renováveis, Iara Drege, da Fapesc.

Além do deputado Natalino Lázare, participaram da reunião Julio Bosanese, secretário executivo do programa SC Rural; a diretora Ivana Becker e a gerente Gabriela Brasil dos Anjos, a Fatma; o diretor de cooperativismo e agronegócio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Athos de Almeida Lopes Junior, representando o secretário Airton Spies; e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o diretor Luís Antônio Garcia Corrêa e a gerente Kamila Lehmkuhl.

Voltar