Comissão de Segurança vai ouvir o Judiciário sobre liberação de presos em SC
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Sargento Lima (PL) para convidar membros do Judiciário e do Ministério Público para explicar a soltura de criminosos. Segundo o parlamentar, mais de 90% dos crimes contra a vida, registrados no Estado, são praticados por presos em saída temporária ou beneficiados por progressão de pena.
Sargento Lima fez o requerimento em função do crime bárbaro ocorrido em escola de Blumenau, na semana passada, quando quatro crianças foram mortas. O assassino tinha antecedestes criminais, como tentativa de homicídio e posse de cocaína. “Não adianta aumentar o muro da escola, se a Justiça está baixando o muro dos presídios”, explicou o deputado.
O requerimento convida para prestar esclarecimentos o presidente do Tribunal de Justiça, o Procurador Geral de Justiça, o corregedor-geral do Ministério Público, a coordenadora do Grupo de monitoramento e Fiscalização do TJ, entre outros. “Precisamos chamar o Judiciário à responsabilidade. Eles têm que explicar por que ninguém fica preso”, enfatizou Sargento Lima.