Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/07/2016 - 18h12min

Comissão vai debater soluções para crise da suinocultura catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

A reunião será na quarta-feira, no Palácio Barriga Verde, e reunirá representantes do Legislativo, Executivo e do setor produtivo

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa realiza reunião conjunta para debater com os seguimentos do agronegócio catarinense soluções para a crise no setor da suinocultura e o abastecimento de milho. O encontro será às 13h30, na sala das comissões do Palácio Barriga Verde, e contará com a participação de deputados da comissão e de lideranças da Secretaria de Estado da Agricultura, do Banco do Brasil, da Conab, da Cidasc, da Fatma e de seis entidades representativas do setor produtivo.

“A suinocultura é um dos importantes setores econômicos do estado e está agonizando, o que afeta a cadeia produtiva, principalmente o pequeno produtor e o chamado produtor de suíno independente. Por isso, estamos trabalhando em diversas frentes: aqui na Assembleia, pela garantia de financiamentos e abastecimento de milho; e nosso governador Raimundo Colombo, pela abertura de novos mercados para a carne suína catarinense”, analisa o deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural.

Entre as pautas da reunião está o milho. Seu fornecimento, principalmente através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a diminuição da carga tributária sobre o produto importado e o levantamento de linhas de financiamento para compra.

Outro ponto importante será a discussão sobre a recomposição da linha de financiamento para o programa de retenção de matrizes, movimento iniciado em abril por lideranças políticas catarinenses que solicitou à ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu (PMDB), a criação do programa. “O financiamento foi liberado, mas por questões burocráticas – no banco, licenças ambientais – travou. Isso acabou sendo uma catástrofe, ninguém foi beneficiado, graças, entre aspas, à burocracia”, afirma o deputado, lembrando que as negociações já foram retomadas junto ao atual ministro da pasta, Blairo Maggi. Natalino Lázare destaca ainda a importância do programa para o produtor, já que a crise no setor o leva a vender suas fêmeas, prejudicando a produção, que pode lavar mais de dois anos para retomar o ritmo.

Reunião conjunta da Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc
Pauta: debate com lideranças do setor para o levantamento de soluções para a crise da suinocultura
Quando: quarta-feira, 13 de julho de 2016, às 13h30
Onde: Sala das Comissões – Assembleia Legislativa
             Palácio Barriga Verde. Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310. Centro de Florianópolis
Mais informações: Gabinete do deputado Natalino Lázare (PR) - (48) 3221-2638

Voltar