Comissão busca mais infraestrutura para região da UFSC em Curitibanos
No ano de 2009, foi instalado em Curitibanos um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A instalação de uma universidade no local proporcionou um grande crescimento do município e com este desenvolvimento veio também a necessidade de mais investimentos em infraestrutura. Com o objetivo de buscar apoio para tal, a Comissão Pró-Campus/UFSC de Curitibanos e Região entregou um ofício ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado de Santa Catarina, Vissilar Pretto. O deputado Nilso Berlanda (PR) intermediou a reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 18 de maio.
A Comissão Pró-Campus/UFSC buscou junto ao superintendente apoio para a viabilização do projeto de terraplanagem e pavimentação asfáltica de 3,5 quilômetros de extensão. O trecho liga o campus da UFSC ao Centro de Pesquisas da universidade, localizado na linha Campo da Roça de Cima, em Curitibanos. “Sempre estive a par dos esforços da Comissão Pró-Campus/UFSC e hoje estamos buscando mais um apoio para elaborar um projeto que há muito é esperado. Desde 2011, a Comissão reivindica esta importante obra que irá facilitar a mobilidade, não somente para os cerca de mil alunos que passam pelo local, mas também de toda sociedade. A UFSC em Curitibanos também passará a oferecer o curso de medicina, e isso aumentará ainda mais o fluxo no local que necessita de investimento urgente”, salienta Berlanda.
A obra
De acordo com o presidente da Comissão, Olavio Gevehr, o projeto a ser elaborado prevê a pavimentação asfáltica de pista simples, com acostamento e ciclovia, além de três refúgios para ônibus escolar. “Também buscamos um projeto para terraplanagem e pavimentação de mais 8,5 quilômetros que liga o Centro de Pesquisas a BR-116 que dá acesso ao município de São Cristóvão do Sul. O projeto da obra será para pista simples, acostamento e três refúgios para ônibus escolar. Mas, a nossa prioridade é o projeto dos 3,5 quilômetros”, explica Gevehr.
Diante da reivindicação da Comissão Pró-Campus/UFSC, o superintendente Pretto informou que irá apoiar a causa e estudar o pedido, mas lembra que o DNIT só pode trabalhar em rodovias federais e que trechos estaduais são de responsabilidade do governo do Estado. “Iremos estudar o pedido da Comissão e lhes apontar quais são as melhores alternativas a serem aplicadas para aquele trecho”, finaliza Pretto.
Também estiveram presentes na reunião o secretário de Obras, Manutenção e Meio Ambiente da UFSC, Paulo Roberto Pinto da Luz, e os membros da Comissão, Wonny Wunder e Kaoru Haramoto.