Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
08:00

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/12/2013 - 13h37min

Comissão aprova projeto que isenta ICMS de produtos da agricultura familiar

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch. FOTO: Leonardo Gonçalves/Agência AL

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou na tarde de terça-feira (17) o Projeto de Lei 578/11, do deputado Dirceu Dresch (PT), que garante a isenção do ICMS dos alimentos produzidos por agricultores familiares destinados à alimentação escolar e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A proposta segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação. O projeto só deve ser votado em plenário no próximo ano. A isenção de imposto pode significar uma soma de R$ 2 milhões que deixaria de ser cobrada dos agricultores familiares catarinenses.

"Há anos reivindicamos essa ação. A aprovação na comissão é um passo importante para que a proposta seja aprovada e se torne lei. O governo dá incentivos bilionários para grandes empresários, não faz sentido não apoiar também agricultores familiares, que precisam do apoio do Estado", afirma Drech, que assina o projeto junto com a deputada Luciane Carminatti (PT). Dresch explica que havia uma negociação com o governo para que o Executivo apresentasse proposta como o mesmo teor. Como isso não ocorreu, o líder do governo, Aldo Schneider (PMDB), apoiou a aprovação do projeto petista.

Confaz já autorizou a isenção
Ao defender a aprovação da proposta, Dresch destacou que, no dia 30 de agosto deste ano, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou o governo catarinense a isentar de ICMS produtos da agricultura familiar destinados a programas sociais. "A desculpa do governo para não dar a isenção sempre foi a autorização do Confaz, isso não é mais um empecilho. Cabe uma decisão política do governador de apoiar ou não a agricultura familiar catarinense."

Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch – PT
(48) 9944 0190

Voltar