Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/03/2015 - 13h21min

Comin presidirá a Frente Parlamentar em defesa do Carvão Mineral

Imprimir Enviar
Deputado Valmir Comin ressalta importância do carvão para a segurança energética nacional. FOTO: Divulgação

Assuntos de interesse estadual serão defendidos em mais de cinco frentes parlamentares na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O primeiro secretário da Mesa, deputado estadual Valmir Comin, é o presidente de uma delas, a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral. Somente no Brasil, são 32 bilhões de toneladas de reserva que podem ser utilizadas.

A finalidade é promover estudos sobre o assunto, alavancar ações e apoiar o crescimento do setor, para garantir uma nova fase de desenvolvimento da atividade carbonífera. A integração de banco de dados com as universidades está entre os estímulos necessários para destacar a importância de fomentar o setor. "A ideia é defender o carvão mineral não só como fonte de energia, mas inclusive nas suas múltiplas utilidades", garantiu o parlamentar.

De acordo com o deputado, são várias as direções que podem ser tomadas para o aproveitamento do carvão como energia. "Um país emergente como o nosso não pode desperdiçar a riqueza que tem. Podemos ser autossuficientes. A energia do carvão é firme, bem diferente de renováveis que dependem muito do clima", alerta Comin.

Segundo ele, além da geração de emprego e renda, o carvão pode ser utilizado na fabricação de gás, de combustíveis, na indústria química com a produção de fertilizantes, na construção civil com a cinza cimenteira e até mesmo na indústria plástica. "Nossa intenção é buscar o que há de melhor em tecnologia, promover segurança jurídica para garantia de fornecimento e principalmente, respeitando sempre a legislação ambiental", pontuou.

Kênia Pacheco/Jornalista SC 04085 JP
(48) 3221 2888 / 9984 1799 / 9618 1911

Voltar