Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/05/2014 - 13h24min

Comin defende instalação de multinacional no Sul

Imprimir Enviar

Presidente da Frente de Defesa do Carvão participou de reunião em Nova York

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Valmir Comin (PP), avaliou de forma positiva a reunião com os diretores da empresa multinacional TransGas Development Systems, interessada em investir no Sul de Santa Catarina. O encontro ocorreu em Nova York, onde a comitiva catarinense tratou do assunto.

De acordo com Comin, a tecnologia desenvolvida pela empresa para o beneficiamento do mineral permite um processo sem impacto ambiental. “Conhecemos uma tecnologia de ponta, que não queima carvão e realiza um processamento muito limpo”, avaliou. Segundo Comin, a iniciativa agrega valor aos subprodutos associados à cadeia produtiva do mineral. Ainda de acordo com o deputado, as negociações garantem segurança jurídica aos investidores, que a partir da instalação no Sul do Estado, permitirão uma nova realidade para a economia local.

O presidente da TransGas Adam Victor ressaltou as razões do interesse da companhia em investir em uma unidade no Brasil. Ele disse que o grupo vislumbra excelentes oportunidades de crescimento no consumo de fertilizantes pela força da agricultura brasileira que já atingiu uma produção de 200 milhões de toneladas de grãos por safra. “Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados e o consumo cresceu 231% nos últimos anos”, assegurou. Victor pontuou inclusive que outro fato levado em conta para o investimento em Santa Catarina está nas reservas de 3 bilhões de toneladas de carvão.

O projeto da unidade de fertilizantes – ureia e nitrato de amônia – está pronto e prevê investimentos de 2,7 bilhões de dólares. Victor garantiu que a empresa não causará nenhum tipo de poluição ambiental, porque a TransGas dispõe de tecnologia que não prevê a queima de carvão. A construção da fábrica, prevista para ser concluída no prazo de 39 meses, empregará cerca de 5 mil operários.

Participaram do encontro o governador Raimundo Colombo, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli; a cônsul-geral do Brasil em Nova York, ministra Lucia Maria Maierá; o técnico da Secretaria da Fazenda, Renato Lacerda; e o ex-secretário de Assuntos Internacionais Alexandre Fernandes.

 


Com informações e fotos de Cláudio Thomas, diretor de Imprensa do Governo de Santa Catarina

Voltar