Centenário de Jorge Lacerda começa a ser planejado pela Assembleia Legislativa
Em 2014 será comemorado o centenário de nascimento de Jorge Lacerda. Para discutir a inserção da Assembleia Legislativa nas comemorações, o presidente do poder, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu na manhã desta segunda-feira a visita do neto do ex-governador, Roberto Lacerda Westrupp, da TVX Produções Culturais, acompanhado do Diretor Editorial da Adjori/SC, jornalista Luiz Fernando Arzua Bond. Na ocasião, foi apresentado o projeto do livro "Jorge Lacerda - 100 anos de Nascimento de um Visionário" e de um documentário sobre a vida do político catarinense.
"O Parlamento reconhece a grande contribuição deste notável político catarinense para o progresso do estado, sobretudo pelas ações em favor da educação e do carvão mineral. A homenagem que a sociedade catarinense vai prestar a Jorge Lacerda no ano do centenário terá a participação da Assembleia Legislativa", disse o presidente da Alesc.
Jorge Lacerda nasceu no dia 20 de outubro de 1914 em Paranaguá (PR) e morreu em um acidente aéreo, no dia 16 de junho de 1958, aos 43 anos idade. No mesmo desastre também morreram o ex-presidente da república Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, ambos catarinenses.
Entre os principais legados, estão a criação do Plano do Carvão Nacional (verba para a extração do carvão e incentivo aos mineradores) e a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari – SOTELCA, em 1957, usina termelétrica que garantiria a independência energética do Estado.
Construiu 48 escolas no Estado, incluindo o Instituto Estadual de Educação e o lançou as bases para a construção da Universidade Federal de Santa Catarina e, ainda, da Universidade de Engenharia de Joinville. Hoje são encontradas no Estado diversas homenagens a Jorge Lacerda, incluindo a Termelétrica de Capivari de Baixo, rodovias, praças, escolas, e até mesmo um município com o nome de Lacerdópolis.
Júlio Cancellier