Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/03/2016 - 17h14min

CCJ aprova dois projetos apresentados por Padre Pedro

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

Projeto que cria Semana de Conscientização sobre Perigo do Alcoolismo Precoce surgiu nos debates do Parlamento Jovem, a partir de proposta de alunos de Belmonte

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (1º), dois projetos de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O PL 508/2015, que declara o dialeto alemão Hunsrückish patrimônio cultural de Santa Catarina, foi aprovado com emenda e segue para a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Já o PL 543/2015 institui a Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, na segunda semana de junho. 

Conforme o pesquisador Cléo Vilson Altenhofen, o Hunsrückish é uma língua brasileira da imigração alemã, falada em diferentes municípios catarinenses, entre eles Antônio Carlos, Itapiranga, Luzerna, Maravilha e São João do Oeste. “Nosso Estado tem bases culturais diversificadas, de diversas matrizes, da europeia à africana, além da própria matriz indígena. E este mosaico precisa ser preservado, em nome desta diversidade. O  Hunsrückish é uma das 13 línguas de imigração alemã no país”, explica Padre Pedro.

O projeto 543/2015, da Semana Catarinense de Conscientização sobre o Perigo do Alcoolismo Precoce, tem origem numa proposta apresentada pelos alunos da Escola Básica Francisco Brasinha Dias, de Belmonte. O projeto foi protocolado durante o Parlamento Jovem, programa conduzido pela Escola do Legislativo com estudantes de todo Estado. Na justificativa, os alunos argumentam que o consumo do álcool na adolescência causa diversos problemas à formação dos jovens. “A proposta dos estudantes é importante porque há pesquisas conclusivas ligando a dependência do álcool ao consumo precoce. E como é uma droga sedativa, que muitas vezes demora a evidenciar problemas orgânicos, é preciso levar a mais e mais jovens informações e dados sobre o tema”, destaca Padre Pedro.

                

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar