Campagnolo indica moção em apoio à médica Nise Yamaguchi
Na terça-feira (15/06), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi aprovada a Moção 420.9/2021 apresentada pela deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL).
Campagnolo protocolou a moção de repúdio como forma de apoio à dra. Nise Hitomi Yamaguchi durante seu depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas omissões e irregularidades durante a pandemia Covid-19 no Senado Nacional. A parlamentar classificou o tratamento recebido pela médica, como "agressivo, humilhante e indigno".
A proposição destaca o ilibado currículo profissional da médica como pesquisadora-docente universitária, detentora do título acadêmico de doutorado, com um amplo currículo de realizações voltadas à preservação de vidas humanas através da prática da medicina, além de condenar o comportamento agressivo e desrespeitoso adotado por autoridades que deveriam dar exemplo de urbanidade no exercício de suas funções, levando em consideração a importância da posição que ocupam como senadores.
Após o episódio, a médica Nise Yamaguchi entrou com uma ação por danos morais contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, e Otto Alencar (PSD-BA) pelo tratamento dispensado a ela durante o depoimento prestado na comissão parlamentar no início de junho. Ela afirma ter sido vítima de misoginia e humilhação no interrogatório e cobra indenização de R$ 160 mil de cada um, que, segundo o processo, será integralmente doada.