Campagnolo explica projeto das escolas de gestão compartilhada
Da tribuna da Alesc, a deputada Ana Caroline Campagnolo (PSL) iniciou o seu discurso no dia 3 de abril solidarizando-se com a família de Lucimara Stasiak, 29 anos, que foi vítima de um brutal e inaceitável crime passional na cidade de Balneário Camboriú no dia anterior.
Ato contínuo, a parlamentar falou sobre a recente visita a Brasília, onde esteve com Mauro Oliveira, secretário adjunto de Educação do Distrito Federal. Ana Campagnolo destacou a eficácia do projeto piloto de gestão compartilhada nas escolas da unidade federativa onde foi aplicado, a CED 3 de Sobradinho, a CED 1 de Vila Estrutural, a CED 7 de Ceilândia e a CED 308 de Recanto das Emas. Em todo o Brasil, programas semelhantes já estão em andamento em 120 instituições de ensino distribuída por 17 estados.
Com a efetivação do modelo de gestão, a administração e a disciplina ficam a cargo da polícia, enquanto os professores mantêm sua autonomia na parte pedagógica, já que o programa não prevê alterações na organização curricular ou planejamento das aulas. O objetivo é proporcionar um ambiente adequado para que os profissionais da educação possam exercer suas atividades focados em suas funções, elevando assim o nível do ensino, além de fortalecer o enfrentamento à indisciplina e à violência que por vezes afligem os ambientes escolares.
Tornando público o que já reconhecia através das suas pesquisas, a também professora recordou aos parlamentares presentes, telespectadores da TVAL e ouvintes da da Rádio AL, o encaminhamento da indicação (253/2019), junto com o deputado Coronel Mocellin (PSL), que sugere a implantação do modelo de gestão compartilhada em escolas de Santa Catarina. O projeto consiste em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Segurança Pública. As duas secretarias vão realizar ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública de ensino, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e o enfrentamento da violência no ambiente escolar, pois sem uma cultura de paz não há pleno exercício da cidadania.