Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2019 - 18h39min

Bancada do Oeste encaminha pedido de instalação de Hemosc em São Miguel do Oeste

Imprimir Enviar
Documento foi entregue ao secretário estadual da Saúde, Helton Zeferino. Crédito: assessoria de imprensa dep. Marlene Fengler

A coordenadora da Bancada do Oeste, deputada Marlene Fengler (PSD), entregou no final da tarde desta quinta-feira (4) ao secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, pedido para que o Executivo adote medidas administrativas para instalação de uma unidade do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) junto ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.

Os parlamentares integrantes da Bancada que subscrevem a solicitação alegam que a distância entre o Hemosc de Chapecó e os municípios do Extremo Oeste, pertencentes à microrregião de São Miguel do Oeste, dificulta tanto a doação e a distribuição de sangue, quanto o atendimento de emergências.

Defendem que uma unidade mais centralizada e próxima a esses municípios aumentaria consideravelmente o número de doadores e de doações por doador, porque muitas pessoas deixam de doar sangue em virtude da distância até Chapecó. Os deputados alegam que o Regional de São Miguel além da localização estratégica, também tem logística ideal para instalação de uma unidade do Hemosc.

Helton Zeferino acolheu a solicitação e disse que será encaminhada a análise técnica tanto do Hemosc, quanto da FAHECE, a fundação que tem como finalidade realizar ações na área de assistência à saúde e, especialmente, apoiar o Hemosc e o Cepon em suas funções de órgãos normativos, de coordenação, controle e avaliação do Sistema Estadual de Hematologia e Hemoterapia e do Sistema Estadual de Oncologia. 

Bancada do Oeste
A criação da Bancada do Oeste foi sugerida pela deputada Marlene Fengler para unir a atuação dos deputados que representam o Oeste catarinense em torno dos pleitos comuns da região. Participam do colegiado 15 parlamentares do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste.

Voltar