Paulinha pede celeridade em seu projeto, Programa Defesa Civil na Escola
Com números alarmantes em mãos referente as chuvas torrenciais que castigaram o Estado e atingiram 24 munícipios catarinenses, a deputada Paulinha pediu celeridade para que o Parlamento se sensibilize com o seu projeto de lei que instituiu o “ Programa o “Programa Defesa Civil na Escola -PDCE” nas escolas das redes pública e privada em Santa Catarina.
Ela comenta que esse programa consiste na realização de atividades educativas voltadas a temática de redução de riscos, de autoproteção, de gestão de desastres, e cuidados com o meio ambiente, a fim de preparar um futuro melhor. “Tem como objetivo incorporar à temática de proteção e defesa civil no currículo escolar, de maneira interdisciplinar ou transdisciplinar, capacitando alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de risco e gestão de desastres, possibilitando que se tornem multiplicadores no âmbito escolar e comunitário, ampliando à autoproteção e a resiliência”.
Hoje esse projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça em diligência na Defesa Civil do Estado.
No entanto, o principal foco de seu pronunciamento nesta terça, dia 15, no Parlamento, foi justamente alertar a respeito do risco da Defesa Civil Nacional perder recursos importantes para o suporte aos municípios castigados pelos desastres climáticos.
Ela pediu o apoio do Parlamento catarinense e dos deputados federais para a prorrogação da Medida Provisória n° 1.030, que disponibilizou R$ 450 mi para uso da Defesa Civil Federal.
“No próximo dia 20 a Medida Provisória vencerá, fizemos um comunicado a todos os deputados federais no intuito de rogar ao Congresso para que aprove a prorrogação da MP, sob pena de não termos fôlego para acolher os municípios”, alertou Paulinha, referindo-se novamente às municipalidades atingidas pelas chuvas da última semana.
Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048991047676