Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/03/2022 - 07h40min

Audiência pública discute revisão de zoneamento agrícola em Papanduva

Imprimir Enviar
Foto: Deputado Ivan Naatz (PL), proponente da audiência defende que revisão ajudará melhorar condição econômica da agricultura familiar.
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Por proposição do deputado Ivan Naatz (PL), a Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc realiza audiência Pública nesta quarta-feira (30), a partir as 19h3omin, na Câmara de Vereadores de Papanduva, na região do Planalto Norte do Estado, para discutir a necessidade de revisão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) no município com relação à atividade agrícola do cultivo de arroz irrigado.


Segundo o parlamentar, este instrumento de política agrícola, adotado nacionalmente, ajuda o produtor rural a planejar a safra de forma a evitar perdas na produção, além de ser um importante mecanismo para os programas de crédito subsidiado e de seguridade agrícola tanto do governo estadual como do federal, tais como o Proagro – Programa de Garantia de Atividade Agropecuária. Ocorre que no atual zoneamento, parte da região sul do município não é contemplada oficialmente com a indicação do cultivo de arroz irrigado, embora a atividade já venha sendo exercida pelas famílias de agricultores da região, evidenciando a produtividade e a viabilidade agrícola e econômica da região para tanto.

“Há necessidade de ampliar o debate técnico sobre o assunto com dados que sustentem a revisão do zoneamento agrícola, permitindo que os agricultores familiares de todo município  possam ter acesso aos créditos de programas oficiais do setor e com isso ampliar e incrementar a atividade reduzindo o êxodo rural, melhorando a qualidade de vida e permitindo a criação de novos postos de trabalho”, defende o deputado Ivan Naatz. A audiência pública deve contar com a presença de técnicos agrícolas, produtores ,  vereadores, autoridades locais e lideranças do setor rural.

• Comunicação Gabinete – Em 29-03 – 22
 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar