Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2013 - 13h03min

Audiência pública discute quarta pista no Morro dos Cavalos

Imprimir Enviar
Deputado Reno Caramori (PP). Foto: Carlos Kilian/Agência AL

A polêmica criada em torno das declarações do deputado Reno Caramori (PP) a respeito da atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai) com relação às obras na BR-101 na localidade de Morro dos Cavalos, em Palhoça, provocou inúmeras manifestações em vários meios de comunicação, principalmente em jornais, noticiosos de TV, email e redes sociais.  O parlamentar reafirmou as declarações dadas no dia anterior e durante audiência pública sobre o assunto, na Alesc, ressaltando que "sou cristão e acredito que quem faz o mal dos outros, mata, ajuda a matar ou não se esforça para evitar a morte de seus semelhantes, tem que ir para o inferno".

Presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano por oito vezes, Reno Caramori se diz cansado de ver o jogo de empurra que impede as obras na BR 101, no local em questão, e que provoca grande número de acidentes, com muitos feridos e mortos. Reno Caramori sustenta que quem atua contra os índios é a própria Funai, que os abandona sem assistência no Morro dos Cavalos, fazendo com que venham, inclusive, para as ruas do Centro de Florianópolis, onde, atirados pelas calçadas, amamentam suas crianças e vendem mudas de plantas e peças de artesanato.

A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na noite dessa quarta-feira foi tumultuada por acusações e resultou no aquecimento da polêmica. Em entrevista concedida na manhã dessa quinta-feira, Reno declarou que pretende enviar a ata da audiência pública, assim que transcrita, para diversos órgãos, entre eles a Polícia Federal, para que seja esclarecido quem está "falando a verdade e quem está mentindo" nesse caso.

Sobre o alargamento da pista da BR 101, na localidade de Morro dos Cavalos, pauta da audiência pública da Alesc, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através da sua Superintendência Regional, dirigiu-se através de ofício ao gabinete do deputado Reno Caramori para justificar sua ausência na audiência pública e esclareceu: "Na verdade, esse alargamento nada mais é do que a pavimentação do acostamento que atualmente se constitui de base e sub-base. O DNIT publicou no Diário Oficial da União, no dia 4 de dezembro, o aviso do Edital 0221/13-16, para a licitação da obra. No entanto, as obras da quarta faixa e as obras dos túneis só poderão ser executadas após anuência da Funai para as mesmas, possibilitando assim que o Ibama a emitir a Licença Ambiental de Instalação que permite o início dos serviços. O DNIT continua a dialogar com todas as instituições envolvidas com o empreendimento na busca do devido licenciamento".  O ofício é assinado por engenheiro do Serviço de Infraestrutura do DNIT/SC.

Voltar