Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2016 - 14h47min

Audiência aponta necessidade de ampliação das mamografias

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente na audiência que debateu a idade correta e a periodicidade para o início dos exames de mamografia

Na manhã desta terça-feira (03) foi realizada na Assembleia Legislativa, por solicitação do deputado Dr. Vicente (PSDB), a audiência pública que debateu a idade correta e a periodicidade para o início dos exames de mamografia. Participaram da iniciativa médicos, pacientes, administradores municipais e representantes da Associação de Combate ao Câncer (Amucc), Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepom), Associação Brasileira de Mastologia (SBM) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

No encontro foi discutida a Portaria nº 61/2015, que proibiu a realização de mamografias gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de rastreamento que buscam à detecção precoce de câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos. O documento restringiu a disponibilização do exame para pacientes assintomáticas com idades entre 50 a 69 anos, faixa considerada prioritária pelo Ministério da Saúde, deixando de fora todas aquelas abaixo de 50 anos e acima dos 70 anos, público que necessita da mamografia de rotina para a identificação precoce da doença.

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Ygor Vieira de Oliveira, defendeu que é de extrema importância a realização de exames nas mulheres com idade entre 40 a 49 anos, pois representam 25% das mulheres com risco de desenvolver a doença. Ele solicitou a ampliação da faixa etária para os exames e relatou que dados apontam que a cada 584 mamografias realizadas uma vida é salva.

Durante a audiência foi denunciada a situação alarmante da Maternidade Caramela Dutra, em Florianópolis, que está com o centro cirúrgico fechado há um mês devido à falta de profissionais. O deputado Dr. Vicente ficou preocupado e revoltado com a situação da Maternidade.

Em continuidade o deputado destacou que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) até o final deste ano serão diagnosticados 28.250 novos casos de câncer em Santa Catarina, destes 2.030 casos serão de câncer de mama. O parlamentar ressaltou que cerca de 50% das pacientes atendidas pelo SUS apenas descobrem a doença em estágio avançado. “Estes dados demonstram a necessidade do diagnóstico precoce que aumenta as chances de cura em cerca de 90%”, reforçou o parlamentar, que é médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.

O deputado defende a realização de mamografias para as mulheres acima de 40 anos para que ocorra a diminuição da mortalidade ligada ao câncer de mama.

Ao final do encontro foram definidos como encaminhamentos: A manifestação ao Ministério da Saúde para garantir a mamografia para as mulheres a partir dos 40 anos. O encaminhamento do resultado da audiência pública ao Instituto Brasileiro do Câncer com o posicionamento favorável ao rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos de idade. A realização, por parte da SES, de um protocolo de intenção para a certificação dos prestadores de serviço de mamografia do SUS e privados através do Colégio Brasileiro de Radiologia. A instituição de um protocolo de atendimento aos portadores de lesões suspeitas e confirmadas de câncer de mama nos municípios. A efetivação do funcionamento dos equipamentos de mamografia em SC e a capacitação profissional estabelecendo metas de produtividade. Da mesma forma foi acertada a visita da Comissão de Saúde à Maternidade Carmela Dutra devido às denuncias relativas ao fechamento do Centro Cirúrgico e ao Centro de Pesquisas Oncológicas para o acompanhamento das obras de ampliação. Também será encaminhada uma moção ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a contratação de pessoal para a solução da situação da Carmela Dutra e o encaminhamento do assunto ao Ministério Público.

 

Flavio Vieira Júnior
Jornalista
96515888

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar