Ato heróico de policiais
As justas homenagens não param: no dia 02/10/2019, a deputada Ana Campagnolo (PSL) rememorou a moção de aplauso aos soldados da Polícia Militar Gerson Furtado Pereira e Christian da Silva Chiappeta, tendo a honra de entregar as placas representando a gratidão da população catarinense pelo ato heróico que praticaram em Itajaí.
Foi numa manhã do dia 15 de julho de 2019 em que ambos os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar se depararam com uma mãe correndo pela rua aos gritos, desesperada com seu filho de três anos engasgado e desacordado em seu colo. De imediato, o soldado Gerson Furtado tomou a criança em seus braços e iniciou o procedimento conhecido como "Manobra Heimlich", que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em caso de asfixia, visando desobstruir as vias respiratórias da criança.
Em um primeiro momento, a criança não esboçou reação, motivo pelo qual os policias a conduziram de viatura até o hospital enquanto o soldado Furtado tentava reanimar a criança, que felizmente acabou respondendo às manobras de socorro. Posteriormente, a criança foi atendida no posto de saúde, cuja equipe informou que ela já não corria mais perigo.
Esses foram os motivos que fizeram a deputada encaminhar mais uma proposição que aplaude a medida heróica e que certamente orgulha a sociedade catarinense bem como o comando ao qual os soldados pertencem.