Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/05/2014 - 18h34min

Assembleia Legislativa promove seminários para capacitar gestores do FIA

Imprimir Enviar

Primeiro evento será realizado em Canoinhas

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, fará uma série de seminários regionalizados de capacitação sobre Gestão Municipal do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). O objetivo é capacitar os gestores do fundo e entidades envolvidas para, consequentemente, elevar a arrecadação do FIA em Santa Catarina.

Os seminários serão realizados em oito cidades-pólos de Santa Catarina, a começar por Canoinhas, em 23 de maio. Na abertura, pela parte da manhã, acontecerá a palestra "O Poder dos Conselhos de Direito - Espaços municipais de participação popular", ministrada pela advogada Patrícia dos Santos Bonfante, especialista e com diversas publicações cientificas na área.

Em seguida, no período vespertino, os palestrantes Javier Ignácio Padilla, auditor da receita federal  e Maristela Alberton, falam sobre o FIA Municipal. O evento é gratuito e voltado para conselheiros municipais de direito da criança e adolescência, gestores do FIA, secretários municipais, contadores  e representantes de ONGs e instituições. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da Assembleia (www.alesc.sc.gov.br), no link Escola do Legislativo.

 

Capacitação busca elevar a arrecadação do FIA em SC

                O objetivo dos seminários é levar para os gestores do FIA nos 295 municípios catarinenses, para conselheiros de direito e para entidades envolvidas com projetos voltados à infância e à juventude, informações sobre o fundo mantido com doações do Imposto de Renda pago por pessoas físicas e jurídicas.

                Segundo o presidente da comissão, deputado Serafim Venzon (PSDB), Santa Catarina deixa de investir mais em crianças e adolescentes por falta de projetos sociais que poderiam ser bancados com recursos do FIA. “Mais de 2,5 mil crianças estão cumprindo medidas socioeducativas no estado, o que revela uma falha na prevenção. A comissão está preocupada em mobilizar a sociedade para mudarmos essa realidade e, para isso, precisamos usar todos os recursos disponíveis e o FIA é um dos principais recursos”, afirma Venzon.

                Os recursos arrecadados pelo FIA são aplicados em projetos sociais públicos ou privados, projetos de pesquisa e obras que possibilitam a recuperação, tratamento ou readaptação social de crianças e jovens carentes. Neste primeiro semestre do ano, também serão realizados seminários nas cidades de Criciúma, Brusque, Joinville e Florianópolis.

O quê: Seminário Gestão Municipal do Fundo da Infância e da Adolescência

Quando: 23 de maio de 2014, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Onde: Câmara de Vereadores, Rua 03 de maio, 150, centro, Canoinhas.

Segue a foto dos deputados membros da Comissão:

Da esquerda p/ direita: Deputado Ismael, deputado Sandro Silva, deputado Serafim Venzon e deputada Ana Paula Lima.

 

Ana Maria Leal da Veiga

Assessoria de imprensa

Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

(48) 3221.2717

(48) 9633.4105

Voltar